São Vicente: Fernanda Vieira deixa presidência da assembleia municipal com “profundo sentimento” de “missão cumprida”

Mindelo, 19 Nov (Inforpress) – A presidente cessante da Assembleia Municipal de São Vicente, Fernanda Vieira, considerou hoje que deixou a função com “profundo sentimento” de “missão cumprida”, após despedir-se na terça-feira, 17, com a instalação dos novos órgão municipais.

Naquela ocasião, Fernanda Vieira deu conta da “alegria, satisfação e orgulho”, na qualidade de presidente cessante, quando procedia à instalação da nova Assembleia Municipal de São Vicente, resultante das eleições autárquicas do dia 25 de Outubro.

Por isso, aos novos eleitos, pediu “bom espírito de entrega” à causa, “respeito” pelas diferenças, “boa capacidade” de diálogo e “muita proximidade” com as populações e colocarem “sempre em primeiro plano” a bandeira de São Vicente.

“Os resultados recentes das eleições ditaram nova correlação de forças e este novo desafio deve ser encarado com pragmatismo e sentido de Estado”, alertou Fernanda Vieira, à Inforpress, sustentando que o novo desafio é “todos colocarem os interesses de São Vicente em primeiro lugar”.

“Os órgãos municipais são compostos por pessoas, pessoas que querem colocar as suas capacidades ao serviço da ilha”, continuou, pelo que a oportunidade dada é de “saltar sobre a sombra dos egos individuais” e “projectar a luz de desenvolvimento de São Vicente” em primeiro plano.

Numa espécie de balanço dos quatro anos (2016-2020) em que esteve à frente do órgão deliberativo de São Vicente, Vieira destacou que a ilha começou a “crescer a olhos vistos” com um “Governo parceiro” e com uma “governança municipal moderna”.

Em 2016, continuou, a situação de bloqueio encontrada, como disse, começou a ser revertida com “propostas concretas” da câmara e acções conjuntas do Governo, através, nomeou, da simplificação de procedimento e construção de um “melhor ambiente de negócios”, em que os impostos, a burocracia, os custos de contexto, as tecnologias de informação e os transportes integrados estão a ser paulatinamente integrados numa perspectiva de desenvolvimento empresarial, enquanto “factor multiplicador” de rendimento e emprego.

Por isso, Fernanda Vieira declarou que hoje São Vicente é “claramente” um destino de investimentos e de turismo, sem olvidar as “lutas que a equipa cessante travou” contra a exclusão de mulheres, a violência doméstica, o divisionismo e o populismo gratuito, para além da promoção da diversidade, respeito pelo próximo, justiça social, igualdade de oportunidades e uma “maior inclusão” social, económica, política e cultural.

“A vida é uma sucessão de desafios (…) ontem a equipa cessante recebeu desafios, hoje a nova equipa tem alguns dos desafios de ontem e novos pela frente”, lançou, para quem o municipalismo trouxe a Cabo Verde a promoção “gradual e sustentada” das economias locais.

Aliás, finalizou, a desenvolvimento sustentável é o “maior desafio” dos municípios cabo-verdianos, pois “110 das 169 metas” dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dependem “essencialmente” da intervenção dos municípios, oportunidade que “não deve ser desperdiçada.

Fernanda Vieira foi substituída no cargo por Dora Pires, da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), que assumiu quarta-feira, 18, a presidência da Mesa da Assembleia Municipal de São Vicente, após eleição entre pares, tendo como vice-presidente Albertino Gonçalves, do Movimento Independente Mas Soncente (MIMS) e como secretária Dirce Vera Cruz, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

O MpD, apesar de ter sido o partido mais votado nas eleições autárquicas do dia 25 de Outubro ficou fora da Mesa da Assembleia Municipal, fruto de um entendimento entre UCID/PAICV/MIMS, os quais, juntos, formaram uma maioria.

É que, o MpD conseguiu nas eleições do dia 25 de Outubro eleger nove eleitos para a assembleia, contra sete da UCID, quatro do PAICV e um do MIMS, para um total de 21 eleitos que compõem a Assembleia Municipal de São Vicente.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos