Mindelo, 10 Dez (Inforpress) – A organização da Feira das Micro e Pequenas Empresas do Barlavento, que acontece na sexta-feira e no sábado, na cidade do Mindelo, disse hoje em conferência de imprensa que os 65 stands disponibilizados já estão esgotados.
O evento, que acontece pela primeira vez no pavilhão da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) na Lajinha, a partir das 17:00 até às 22:000, terá como lema ‘Pequenas hoje, Grandes amanhã’.
Segundo a coordenadora da feira, Sara Lopes, o evento foi pensado como forma de “criar oportunidades de promoção dos produtos, serviços e projectos desenvolvidos por empresas de pequeno porte, por startups e empresas emergentes.”
A maioria das empresas que participa nesta primeira edição, adiantou, é de São Vicente, depois seguem-se as de Santo Antão e as de São Nicolau. Conforme Sara Lopes, as empresas do Sal e da Boa Vista, apesar de se mostrarem interessadas não vão participar nesta edição por causa dos constrangimentos com o transporte inter-ilhas e com o custo de deslocação.
No entanto, a organização garante que esta feira, que foi projectada anualmente, vai acontecer em rotatividade nas ilhas do Barlavento, de acordo com “as condições de logística e de viabilidade”, para dar oportunidade de participação de mais empresas.
A mesma disse que apesar do convite feito à Câmara de Comércio do Barlavento para entrar como parceira do evento não receberam qualquer ‘feedback’ desta agremiação empresarial.
Integrado nas programações da Feira das Micro e Pequenas Empresas do Barlavento, será realizado uma conferência na quinta-feira no auditório da Universidade do Mindelo (Uni-Mindelo), dirigida a micro e pequenos empresários e a estudantes universitários.
Durante a conferência vão discorrer sobre ‘A protecção social’, sobre a ‘Importância da promoção de vendas’ e ‘Como financiar um negócio’. Estes subtemas, explica Sara Lopes, versam “temáticas de interesse empresarial” e contribuem para “uma reflexão sobre a sustentabilidade das empresas em Cabo Verde.”
CD/ZS
Inforpress/Fim