São Vicente: Feira Azul atiça um pouco mais o interesse da estudante Janilda Ferreira pela Engenharia Náutica

Mindelo, 16 Nov (Inforpress) – A estudante de 13 anos Janilda Ferreira assegurou estar um pouco mais interessada pela área de Engenharia Náutica após visitar na manhã de hoje a feira das profissões – Feira Azul da Cabo Verde Ocean Week.

A aluna do 9º ano da Escola Secundária Jorge Barbosa é natural de Santo Antão e vive há cerca de três anos em São Vicente a estudar no ensino secundário e desde já tem refletido sobre a profissão que deverá seguir quando maior.

Assegurou à inforpress ser a Engenharia Naval uma das suas preferências -juntamente com outras também pensadas, médica, psicóloga, advogada – e pela qual começou a fazer mais pesquisas depois de saber que um primo trabalha na área.

“Ando a pesquisar, porque no 10º ano temos de escolher área de estudo e quero escolher uma que não me arrependa depois”, sublinhou Janilda Ferreira.

Na manhã de hoje, visitou a Feira Azul, enquadrada nas actividades da Cabo Verde Ocean Week (Semana dos Oceanos de Cabo Verde) e admitiu estar um pouco mais interessada, até por ser o mar outra das suas paixões, que a conquistou ainda pequena.

Isto porque é nascida no interior da ilha de Santo Antão, no Norte, onde conhecia essa extensão de água salgada apenas através da televisão.

“Gostei muito do mar desde a primeira vez que vi, quando viajei para São Vicente por volta dos seis anos de idade. Hoje o considero como uma cura para muita gente”, considerou.

Entretanto, mesmo depois da visita, Janilda Ferreira agradece pelo tempo que ainda tem para pensar e pelas oportunidades que poderão surgir, quem sabe, se ganhar um bolsa de estudos para prosseguir os seus estudos no exterior.

A Feira Azul, que este ano está na segunda edição, tem uma amostra de 12 empresas e instituições do Estado ligadas ao sector marítimo e foi considerada pelo ministro do Mar, Abraão Vicente, no acto de abertura nesta quarta-feira, 15, como necessária para criar profissões, empregos e trabalho, e dar visibilidade às profissões já existentes, à formação e à incubação de empresas.

Além da exposição em si, na Gare Marítima do Porto Grande, tem em paralelo algumas palestras e worshops, principalmente para os estudantes.

LN/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos