Mindelo, 27 Set (Inforpress) – A feira das actividades ligadas ao mar (Expomar) volta a acontecer de 29 de Setembro a 01 de Outubro, no Mindelo, cerca de três anos depois, e terá, nesta edição, 46 expositores para 65 stands.
As informações foram avançadas em conferência de imprensa hoje, no Mindelo, pela presidente da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), Angélica Fortes, que assegurou que esta nona edição é organizada, mais uma vez, pela empresa que preside em parceria com as câmaras de comércio.
A actividade, segundo a mesma fonte, tem lugar nas instalações da Enapor, entre 20 de Setembro e 01 de Outubro, onde foi projecto 65 stands que foram “todos ocupados” por 46 empresas e instituições.
No evento, ajuntou, estarão representados vários ramos de actividade, entre os quais, aquacultura, segurança, inspecção e defesa marítima e portuária, gestão de portos, pesca, investigação, entre outros, oriundos de Cabo Verde, com maior expressão, e ainda da Espanha, de Portugal e dos Estados Unidos da América.
Por isso, Angélica Fortes deixa o convite para que a população mindelense, empresas e instituições de outros ramos visitem a feira, cuja entrada será gratuita, ainda mais para incentivar os expositores que tiveram, asseverou, algum receio em participar após três anos de paragem.
“Foi mais difícil convencer as pessoas a participar, e sendo uma feira temática, as pessoas tiveram alguma reticência em participar, perguntando: será que vai dar certo, será que vai haver feira após três anos?”, explicou Angélica Fortes, que se negou a falar em orçamento para a feira, mas, garantiu, que o Governo fez um investimento para as empresas estarem presentes.
Em paralelo à feira, a organização tem programado uma série de actividades com o cunho da Câmara de Comércio do Barlavento (CCB), tal como avançou o secretário-geral Gil Costa.
Nesta senda, além dos habituais encontros “business to business”, a CCB pretende realizar uma conferência internacional voltada para o turismo náutico, denominada “Os desafios do turismo na Macaronésia”.
Gil Costa adiantou a participação de `experts´ de todos os países da região, Cabo Verde, Canárias, Açores e Madeira.
“O objectivo é, para além da troca de experiência, poder apresentar actividades sustentáveis nesse sector”, frisou a mesma fonte, garantindo que o evento tem também como parceiro o Instituto Marítimo e Portuário (IMP), o Instituto do Turismo de Cabo Verde e a Universidade Técnica do Atlântico (UTA).
“Nós focamos na questão do turismo, porque, entendemos que Cabo Verde partilha com as demais regiões da Macaronésia de características “sui generis” e muito particulares, onde nós podemos trocar experiências”, explicou Gil Costa.
A Expomar regressa após interregno de três anos devido à covid-19 e também ao derrube das antigas instalações da FIC, que deram lugar à construção de um hotel.
Questionada sobre o novo espaço para receber a sede da FIC, a presidente Angélica Fortes disse ser uma questão que lhe ultrapassa, mas, afiançou haver confirmação de um terreno cedido pelo Governo para tal, na zona do Lazareto.
LN/HF
Inforpress/Fim