Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Escola Secundária Jorge Barbosa comemora 22º aniversário com distinção dos melhores alunos

 

Mindelo, 22 Mai (Inforpress) – A escola secundária Jorge Barbosa do Mindelo comemora hoje o seu 22º aniversário, assinalado com um leque de actividades que decorreram ao longo do mês e culminaram hoje com a premiação dos melhores alunos.

Segundo a directora da escola, Gilda Fortes, as actividades comemorativas decorrem desde o dia 04 de Maio e já foram realizadas feiras de saúde, feira gastronómica, actividades desportivas entre alunos e professores, simulação de actividades de prestação de primeiros socorros, entre outras.

Para assinalar o 22 de Maio, dia da escola, a direcção organizou uma cerimónia oficial que contou com a abertura musical do grupo coral Jorge Barbosa, e prolongou-se com uma olimpíada de matemática e a distinção do melhor aluno da escola e dos alunos do quadro de honra e de excelência.

Conforme avançou a directora, se hoje a escola Jorge Barbosa ocupa posição de destaque a nível da ilha e do país, tal se deve à união de esforços e do compromisso colectivo de todos aqueles que, de forma directa ou indirecta, deram o seu contributo neste sentido, referindo-se aos alunos, professores, diferentes direcções, funcionários e toda a comunicada educativa.

Como particularidade da escola, Gilda Forte destaca a oportunidade que é dada aos alunos de participar num vasto conjunto de actividades extra-curricular, de natureza educativa e cultural em coordenação com o currículo oficial, que abrangem os domínios desportivos, artísticos, científicos e tecnológicos e social.

A directora aponta a esse propósito, as actividades enquadradas na comemoração do 22º aniversário da escola, como por exemplo, a adesão dos alunos aos concursos promovidos pelos grupos disciplinares, o desporto escolar, as visitas de estudos a realização de feiras de profissões e empreendedorismo, o teatro e o grupo coral, que segundo diz,  constituem ofertas significativas da escola que contribuem para a formação integral dos alunos.

“Uma das prioridades da escola neste momento é a educação para uma cidadania participativa”, avança Gilda Fortes, que enaltece a presença de alunos da escola em competições desportivas ou de âmbito cultural com uma “alta taxa de participação”.

Gilda Fortes disse ainda que, o sucesso dos alunos também tem dependido “em muito” do empenho da escola em reconhecer e premiar o mérito do aluno em suas conquistas nas diferentes actividades, o que, conforme considerou, tem contribuído  para o reforço da sua auto-estima e incentivado a sua aprendizagem.

O melhor aluno da escola Jorge Barbosa, Tubias Anderson Aniceto, 14 anos, estudante do oitavo ano, com média do ano anterior de 19,7 agradeceu pelo prémio e desafiou os seus colegas a dedicar pelo menos três horas do dia aos estudos e a focarem-se na aquisição de novos conhecimentos.

EC/ZS

Inforpress/ Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos