Mindelo, 05 Nov (Inforpress) – A Escola do Mar, em São Vicente, realiza na segunda-feira, 06, a cerimónia de abertura de quatro cursos ligados à economia azul e que têm como objectivo o aperfeiçoamento de 100 profissionais do sector.
Conforme informações do Ministério do Mar, serão ministradas formações para marinheiro, motorista, montagem e manutenção de equipamentos mecânicos industriais, serralharia e estruturas metálicas, destinadas a 100 formandos.
Os cursos de marinheiro e motorista visam, conforme a mesma fonte, contribuir e estimular o aperfeiçoamento individual dos formandos, abrindo, por um lado, um leque de oportunidades na entrada para o mercado de trabalho, e por outro, qualificar o quadro marítimo nacional que desempenha funções quer a bordo dos navios nacionais e estrangeiros, dentro dos padrões exigidos pela Convenção internacional STCW.
A formação de manutenção de equipamentos mecânicos industriais, por seu turno, relaciona-se com montagem e manutenção de componentes, equipamentos, máquinas e instalações de mecânica industrial.
A formação de serralharia e estruturas metálicas aplicará as técnicas necessárias, os procedimentos de acordo com os prazos e o controlo dos produtos obtidos, cumprindo as normas de prevenção de riscos profissionais e protecção ambiental em vigor.
As formações são co-financiadas pelo Fundo de Promoção do Emprego e da Formação.
A cerimónia de abertura acontece na tarde de segunda-feira, no Pavilhão do Polo 2 do Instituto Superior de Engenharias e Ciências do Mar (Isecmar) e será presidida pelo ministro do Mar, Abraão Vicente.
LN/AA
Inforpress/Fim