Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Escola do Mar deve chegar “a todos os recantos do País” – António Fernandes

Mindelo, 21 Ago (Inforpress) – O presidente do conselho de administração da Escola do Mar considerou, no Mindelo, que vai procurar estender a escola “a todos os recantos do País”, com instalação nos 22 concelhos de laboratórios equipados para as tecnologias do mar.

Segundo António Fernandes, esses 22 laboratórios serão operados em rede ‘start-up’, em “colaboração sinérgica” com os weblabs e as escolas técnicas do País, até porque há já instalações em São Vicente com “condições excelentes” para “preparar e expedir” os weblabs para todo o País.

“O sonho é que do mar se erguem jovens laboriosos e confiantes, de todos os géneros, raças e credos”, lançou no acto de tomada de posse do conselho de administração da Escola do Mar que, segundo Fernandes, será instalada procurando sinergias com as empresas, a Academia, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), os parceiros internacionais e os alunos da própria escola.

Reconhecendo, embora, que “há muito a fazer”, e que “não há tempo a perder e nem para manter o ‘status quo’”, António Fernandes disse que a Escola do Mar terá uma oferta de formação adaptada ao perfil da procura e desenhada a partir das necessidades das empresas que extraem do mar o seu rendimento.

“A formação técnica e certificação profissional cumprirá sempre com os critérios de credenciação internacionais e será priorizado o treinamento no posto de trabalho e trabalho com posto de treinamento, afastando-se tanto quanto possível do modelo sentado em sala de aula”, concretizou António Fernandes, que fará equipa no conselho de administração da Escola do Mar com Lídia de Melo e Manuel Vicente Silva.

A Escola do Mar é parte do Campus do Mar, uma estrutura integrada criada recentemente pelo Governo e que engloba ainda a Universidade Técnica do Atlântico e o Instituto do Mar (Imar).

O Campus do Mar é vocacionado para a prossecução de objectivos comuns, garantindo que cada uma dessas instituições, com a sua valência específica, aja concertadamente sob um modelo de gestão “integrado, articulado e racional”, permitindo o aproveitamento das sinergias e as potencialidades da gestão partilhada de meios.

AA /ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos