Mindelo, 07 Fev (Inforpress) – A Escola de Atletismo Dimaz, em São Vicente, lançou uma campanha de angariação de fundos para apoiar crianças, a partir dos seis anos, na prática do atletismo para fugir aos males sociais e ao trabalho infantil.
A informação foi avançada à Inforpress pelo ex-atleta Ary Dimas, que fundou a Escola de Iniciação de Atletismo Dimaz, que, neste momento, ministra aulas de atletismo para cerca de 50 crianças e adolescentes em São Vicente.
“Esta campanha surge, dentro do nosso plano de actvidades, no sentido de incentivar qualquer pessoa a colaborar com o nosso projecto. Então temos disponibilizado na nossa página o nosso número de conta para que as pessoas apoiem de forma voluntária”, explicou o ex-atleta.
Segundo Ary Dimas, esta campanha, cujo slogan é “Uma mão amiga, mais desporto. Não ao trabalho infantil”, ajudará a incrementar o projecto social desta instituição que, além de incentivar as crianças e adolescentes a praticarem desporto, apoia-os com materiais didáticos para que também permaneçam no sistema de ensino cabo-verdiano.
“Fazemos um trabalho voltado ao desporto que abrange também as partes social, educativa, e a vida quotidiana dos pequenos atletas. Por exemplo, quando o menino vem para a nossa escola, temos princípios e normas para ocupá-los com uma actividade e já não vão para delinquência e para acompanhá-los para que não pratiquem o abandono escolar ou se metam em coisas erradas”, esclareceu a mesma fonte que vê o desporto como “um meio de saída de muitas coisas”.
Conforme Ary Dimas, apesar de ser oficializada em 2021, a escola trabalha há muitos anos e sem fins lucrativos. Para isso conta com apoio de amigos na diáspora cabo-verdiana como Holanda, Portugal, Luxemburgo e nos Estados Unidos.
“Vi o meu sofrimento e esforço como atleta e por isso não vou colocar um atleta a pagar para treinar. Temos inscrições abertas permanentemente e oferecemos treinos todos os dias no Estádio Adérito Sena, das 09:00 até às 10:00 e das 17:00 às 18:00. Aos sábados treinamos na Praça Dom Luís para que possa ver o nosso trabalho”, arrematou Ary Dimas para quem todo este trabalho tem o objectivo de dar a Cabo Verde atletas internacionais capazes de competir em quaisquer provas dentro e fora do País.
CD/CP
Inforpress/Fim