Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Encalhe do navio Espadarte ainda sob investigação – comandante da Guarda Costeira (c/áudio)

Mindelo, 11 Jun (Inforpress) – O comandante da Guarda Costeira, Pedro Santana, disse hoje, no Mindelo, que o encalhe do navio patrulha Espadarte, ocorrido na noite de sexta-feira, 28 de Maio, está ainda sob processo de investigação.

Pedro Santana avançou esta informação durante o encerramento X Curso de Marinheiros, realizado com o apoio da Marinha do Brasil, para 12 efectivos.

“As causas e as consequências do encalhe ainda estão sob o processo de investigação. No mar, o navio, e logicamente também as pessoas, que nele viajam estão sujeitas a vários tipos de acidentes. Errar é inevitável e quem não comete erros é porque nunca fez nada”, frisou o comandante.

Por outro lado, Pedro Santana afirmou que instituições como a Guarda Costeira que trabalham com equipamentos sabem que acidentes acontecem. Mas, defendeu que o mais importante são as lições aprendidas que têm como objectvio evitar que os erros e os problemas encontrados não se repitam no futuro.

Aliás, frisou, estes também servem de base para o aperfeiçoamento contínuo da metodologia de formação e de treinos.

 Nesta linha, exortou as guarnições dos navios, tripulação das aeronaves e comandos em terra a continuarem a prática de exercícios porque, explicou, só assim permite aos militares o conhecimento das suas funções, das atitudes e dos gestos.

Aos 12 marinheiros formados Pedro Santana lembrou da sua responsabilidade em servir a Guarda Costeira em defesa da pátria e na segurança marítima.

O navio patrulha da Guarda Costeira Espadarte encalhou na noite  de sexta-feira, 28 de Maio, na zona da Baía das Gatas, em São Vicente, durante uma operação de evacuação médica.

O paciente e os acompanhantes, a mulher e um enfermeiro, foram resgatados pelos bombeiros e encaminhados ao Hospital Baptista de Sousa e toda a guarnição do navio já se encontra em terra.

CD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos