Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Enapor lança concurso internacional para subconcessão de marinas em todo o País

Mindelo, 15 Fev (Inforpress) – A Enapor, concessionária-geral dos Portos de Cabo Verde, procedeu ao lançamento de um concurso público de subconcessão de infra-estruturas de náutica de recreio (marinas) em todo o País, e que decorrerá em duas fases.

O objecto do concurso, lançado terça-feira, 12, é a identificação de investidores nacionais e internacionais que demonstrarem reunir aptidões técnicas e financeiras, experiência e mercado para assumirem um contracto de concessão, que pressupõe a concepção técnica, construção, instalação e exploração das marinas.

De acordo com informação disponibilizada pelo conselho de administração da Enapor, o concurso, que decorrerá em duas fases, visa “projectar o País” no negócio da náutica de recreio a nível regional e internacional.

A primeira fase do concurso inclui o anúncio público, o programa e o caderno de encargos, e a segunda é aquela em que os candidatos pré-seleccionados apresentam as propostas técnicas e financeiras finais.

O concurso oferece aos interessados opções de marinas por tipologia, lote e localizações, ou seja, uma unidade na bacia portuária do Porto Inglês (Maio), duas unidades no Sal e na Boa Vista, e mais cinco nas bacias dos portos de Santo Antão, São Nicolau (com duas), Fogo e Brava.

A Enapor informa ainda que a subconcessão poderá ter uma duração de 15 anos, com possibilidade de renovação por um período que varia entre cinco e dez anos, mediante acordo entre as partes.

O dia 01 de Abril ficou estabelecido com data limite para entrega de propostas a este concurso público de subconcessão de infra-estruturas de náutica de recreio (marinas) em todo o País.

Segundo o presidente do conselho de administração da Enapor, Jorge Maurício, trata-se de uma acção na linha das “responsabilidades, do papel e a função da empresa” que, desde 2015, passou a ser a concessionária geral de tudo o que seja portos, terminais portuários, áreas de jurisdição portuária, estaleiros navais e infra-estruturas de náutica de recreio (marinas), entre outras, no País.

A Enapor – Portos de Cabo Verde foi criada em 01 de Setembro de 1982 e tem como missão garantir a prestação de serviços eficientes e de qualidade aos clientes dos portos de Cabo Verde, na base de infra-estruturas e equipamentos adequados, com segurança e em respeito ao ambiente e aos requisitos técnicos mínimos estabelecidos.

É a concessionária geral do Estado para os portos, terminais, estaleiros navais e infra-estruturas de náuticas de recreio e a Autoridade Portuária de Cabo Verde tendo a seu cargo a  gestão dos nove portos do País.

AA/FP

Inforpress/Fim

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos