Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Embaixador da UE entrega Centro de Turismo Comunitário à população da Ribeira Bote

 

Mindelo, 26 Mai (Inforpress) – O embaixador da União Europeia (UE) em Cabo Verde procedeu hoje à inauguração do Centro de Turismo Comunitário da Ribeira Bote, infra-estrutura que se enquadra num projecto de turismo solidário, desenvolvido com parceiros locais.

Segundo José Manuel Pinto Teixeira, trata-se de um tipo de projecto, que se espalha por várias ilhas do arquipélago, e que objectiva preparar o território, as zonas urbanas, as paisagens, recuperar o património, preparar e capacitar as comunidades e as populações rumo a um turismo “cada vez mais diversificado”.

A ideia, segundo a mesma fonte, é preparar as comunidades para um turismo capaz de alcançar, para além das ilhas do Sal e da Boa Vista, outros destinos no país, que não seja massificado, que tenha contacto com as populações e com a realidade de todas as ilhas, e possa, remarcou, mais directamente deixar rendimentos às comunidades e às populações.

O turismo em Cabo Verde já o maior sector da economia e, é convicção do embaixador da UE, todas as ilhas têm as suas atracções, beleza, gentes, gastronomia e cultura, capaz de atrair os turistas.

“São Vicente, ilha com grande história e cultura, e com papel muito importante na história de Cabo Verde, certamente tem a sua importância neste sector do turismo”, sintetizou José Manuel Pinto Teixeira.

Neste caso da Ribeira Bote, segundo Aguinaldo David, da ONG Amigos da Natureza, tratou-se da transformação de um antigo chafariz da zona num Centro de Turismo Comunitário, numa zona, sintetizou, já com muitas iniciativas culturais e outras direccionadas para o turismo.

O projecto foi financiado pela UE, no âmbito da Rede de Promoção do Turismo Solidário e Inclusivo, do Desenvolvimento Sustentável e Valorização do Território na ilha de São Vicente.

Este projecto é promovido pela Associação dos Amigos da Natureza em parceria com o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e a Câmara Municipal de São Vicente, que cedeu o espaço para a construção do centro hoje inaugurado.

No quadro da sua visita a São Vicente, o embaixador da União Europeia participa, na tarde de hoje, às 15:00, na Universidade do Mindelo, numa conferência sobre os 10 Anos da Parceria Especial entre Cabo Verde e União Europeia, em acto organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades.

Na manhã de sábado, 27, José Manuel Pinto Teixeira inaugura a Cabana de Chá, situada no Parque Natural do Monte Verde, e, antes de deixar São Vicente, deve ainda efectuar uma visita à conserveira Frescomar.

AA/ZS

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos