São Vicente: Edição 2023 da Expomar recebe missão da Fundação Expomar da Espanha e da Junta de Galícia (c/áudio)

Mindelo, 19 Set (Inforpress) – A 10ª edição da Feira de Produtos Ligados ao Mar (Expomar), que principia quinta-feira, 21, terá uma missão da Fundação Expomar de Burela e da Junta de Galícia, ambas de Espanha, para encetar contactos com empresas cabo-verdianas.

Esta informação foi avançada, hoje, em conferência de imprensa, no Mindelo, pela presidente da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), Angélica Fortes, que indicou ainda que o evento vai acontecer numa estrutura montada no acesso norte do Porto Grande, com 50 standes, “com pelo menos 45 empresas”, das quais 30 cabo-verdianas.

Segundo Angélica Fortes, a vinda da delegação da Espanha é “extremamente importante” tendo em conta que aquele país ibérico tem sido, de certa forma, um “parceiro importante” para Cabo Verde.

“A vinda da delegação é extremamente importante porque a Fundação Expomar de Burela é uma instituição de promoção de tudo o que é ligado ao mar. A Espanha tem sido um parceiro importante para Cabo Verde no sector marítimo e há aqui várias empresas já instaladas no Mindelo, que apareceram através da Expomar Cabo Verde que surgiu em São Vicente”, explicou a mesma fonte, lembrando que a Fundação Expomar Espanha traz várias empresas para contactos em São Vicente.

A mesma fonte avançou que também estarão nesta feira empresas que actuam em vários sectores como administração de portos, artesanato, formação, investigação científica, estaleiros reparação naval, seguradoras, bancos, formação profissional na economia azul, defesa e segurança, investigação marinha, natação e prevenção de sobrevivência e desportos náuticos, entre outros.

Conforme Angélica Fortes, a FIC também convidou a vizinha ilha de Santo Antão para participar na feira e estar próxima dos parceiros internacionais, pelo que estará presente a Associação de Pescadores do Porto Novo.

Também, a Associação de Peixeiras do Mindelo terá um espaço de restauração para mostrar o potencial gastronómico de produtos ligados ao mar.

Além dos stands de exposição, com produtos e serviços ligados ao mar, a presidente da FIC informou que a Expomar terá um ambiente de lazer direccionado às famílias que desejam visitar o evento.

“Haverá empresas que vão estar a mostrar espécies marinhas que existem em Cabo Verde, dar informações de produtos que a população deve aproveitar e um parque com insufláveis onde as crianças poderão brincar”, adiantou.

Paralelamente à feira decorrerá uma conferência focada para a empresarialização, promovida pela Câmara de Comércio do Barlavento, cujo o tema será a “A importância estratégica do mar para Cabo Verde” e durante a qual serão debatidos   painéis importantes como “Desafios e oportunidades”, “Os caminhos para a empresarialização”, e “Relações internacionais e cooperação”.

A abertura da 10ª. edição da Expomar será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves.

CD/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos