Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Directores da Economia Marítima e dos Recursos Marinhos empossados na sexta-feira 

Mindelo, 15 Jan (Inforpress) – O ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, vai empossar, sexta-feira, os directores de Economia Marítima e dos Recursos Marinhos e disse ser “para breve” a escolha das direcções do Instituto do Mar (Imar) e da Escola do Mar.

A direcção da Economia Marítima vai estar a cargo do ex-assessor do antigo ministro da tutela, Malik Lopes, e o novo director-geral dos Recursos Marinhos será Albertino Martins, quadro do Imar, ex Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP), segundo anunciou hoje Paulo Veiga à imprensa, no Mindelo, na sequência de visitas a algumas instituições ligadas ao ministério.

Questionado também sobre os nomes para a direcção do Imar, o governante disse estar à espera da promulgação da Escola do Mar e Campus do Mar pela Presidência da República, que deve acontecer nos próximos dias, e assim conceder posse a todos os directivos, inclusive da reitoria da universidade.

“E isto será brevemente”, garantiu, adiantando que as nomeações devem acontecer até primeira quinzena de Fevereiro, de forma a iniciar logo de seguida o ano lectivo 2020/2021.

Paulo Veiga tem programado hoje, dia 17 e 21 diversas visitas a instituições do Estado, que tem como propósito, apresentar os cumprimentos após a sua posse como ministro e também inteirar-se de algumas questões, entre os quais, o do Instituto Marítimo e Portuário (IMP).

Isto porque, ajuntou, o instituto está numa fase de reestruturação e a orgânica, que está para ser analisada no Conselho de Ministros, vai ser alterada ainda neste primeiro trimestre de 2020.

“Estou a assumir a um ano meio do fim do mandato e então o que importa é dar continuidade às políticas e acelerar as implementações”, lançou, com a visão de já estarem as “grandes políticas já efectivadas e as restruturações já foram aprovadas em Conselho de Ministros e agora é a fase de implementação”.

O novo ministro da Economia Marítima tem encontro marcado ainda na tarde de hoje com a direcção da Enapor, em que deverá se inteirar do processo do Terminal de Cruzeiros, cujas as obras, segundo o mesmo, arrancam neste semestre.

Questionado ainda sobre alterações programadas, Paulo Veiga assegurou que pretende fazer alguns reajustes, mas, considerou ainda ser cedo para as avançar uma vez que tem 60 dias para isso.

Paulo Veiga, antes secretário de Estado Adjunto da Economia Marítima, tomou posse na última semana como ministro, substituindo José Gonçalves que pediu demissão alegando motivos pessoais.

LN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos