São Vicente: Direcção Nacional de Política do Mar fixa novo horário para viagens de Mar d’Canal e Chiquinho BL

Mindelo, 03 Ago (Inforpress) – A Direcção Nacional de Política do Mar fixou hoje um novo horário para os navios Nôs Ferry Mar d’Canal e Chiquinho BL, na linha marítima São Vicente-Santo Antão, e um intervalo de 1:15 minutos entre as viagens.

Estas informações constam de uma nota da Direcção Nacional de Política do Mar, enviada à Inforpress, que esclareceu que estas alterações se devem aos recorrentes episódios de pressão do tempo de atracação, desatracação e largada dos navios no Porto Novo (Santo Antão) e Porto Grande (São Vicente).

Tais problemas, diz a entidade, têm “maior incidência no Porto Novo, onde ambos utilizam a mesma rampa, representando uma séria ameaça à segurança da navegação marítima e das operações portuárias, perigando a segurança das vidas humanas envolvidas”.

Pelo que, após ouvir o Instituto Marítimo e Portuário (IMP) e a Enapor, a DNPM determinou um intervalo de uma 1:15 minutos entre as viagens dos navios Nôs Ferry Mar d’Canal e Chiquinho BL, que passam a operar de segunda à sábado. Mas a medida não se aplica aos horários de domingo, cujo intervalo de viagem é superior a 1:15 minutos.

A DNPM revelou na mesma nota que a Naviera Armas, proprietária do navio Nos Ferry Mar d’Canal solicitou autorização de alternância de horários com o argumento de “estar a ser prejudicado com o mesmo”, mas, acrescentou, tendo ouvido previamente o IMP e a ENAPOR e a Comissão de Acompanhamento da Concessão da DNPM determinou, para já, a não autorização de alternância de horário entre os navios na referida linha.

Conforme a DNPM, da análise feita, por essas entidades acima, constatou-se que os operadores económicos da ilha de Santo Antão privilegiam o primeiro horário (SA-SV às 09h00), representando este trajecto mais de 40 por cento (%) da carga transportada na linha 1.

Este é, segundo a Direcção Nacional de Política do Mar, o motivo pelo qual a viagem nesse horário “deve continuar a ser garantido pelo navio com maior capacidade de carga e de transporte de passageiros, no caso o Chiquinho BL, dando “melhor resposta à demanda dos utentes”.

Assim, o Chiquinho BL passa a viajar de São Vicente para Santo Antão a partir das 07:00 com regresso às 09:00. À tarde, às 14:00 volta a sair de São Vicente para Santo Antão com regresso previsto às 16:00.

Por sua vez, o Nôs Ferry Mar d´Canal passa a iniciar a viagem de São Vicente para Santo Antão a partir das 08:15 com regresso previsto para às 10:15. À tarde, a viagem começa a partir das 15:15 com regresso previsto para às 17:15.

CD/HF

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos