Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Diácono Hernany Dias é ordenado sacerdote este Domingo

Mindelo, 17 Jul (Inforpress) – O actual diácono Hernany Dias, de 27 anos, é ordenado sacerdote, este Domingo, pelo bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes, na Paróquia de São Vicente.

De acordo com a Diocese do Mindelo, o candidato a sacerdote escolheu como lema da sua ordenação “Curar os corações feridos” e deseja, durante todo o seu ministério, “levar essa cura que é o Evangelho” a todas as pessoas.

Além do bispo, Dom Ildo Fortes, participam na celebração vários sacerdotes e diáconos da Diocese.

Para se preparar para a ordenação, Hernany Dias esteve num retiro em Pé de Verde, numa residência particular, na zona de Pé de Verde, orientado pelo pároco da Paróquia de São Vicente, Paulo Vaz.

O retiro contemplou momentos de reflexão, partilha, confronto, a adoração do Santíssimo, a liturgia, a leitura bíblica e uma confissão do ordenante.  

Conforme a Diocese do Mindelo, antes, o jovem queria ser médico, mas decidiu pela vida sacerdotal em 2013 após participar num Acampamento Vocacional. Ingressou no Seminário Menor de São José, na Cidade da Praia, onde concluiu o 12.º ano e, em 2014, viajou para Portugal para frequentar o primeiro ano de formação religiosa, no Seminário São José em Faro, onde fez a etapa do Propedêutico.

Em 2015, transitou para o Seminário Maior de Évora para iniciar os estudos filosóficos, no Instituto Superior de Teologia de Évora. Em Julho de 2017 mudou-se para Roma e no Pontifício Colégio Urbano, a partir de Setembro de 2017, prosseguiu os seus estudos teológicos.

Hernany Dias foi admitido às Ordens Sacras no dia 19 de Abril de 2018, tendo sido instituído leitor a 15 de Novembro de 2018 e, a 12 de Dezembro de 2019, foi instituído acólito.

No ano passado regressou ao Mindelo, após concluir as etapas formativas e realizou estágio pastoral no Seminário Diocesano Cristo Bom Pastor, como Prefeito, colabora na Paróquia de Santo António e é animador espiritual da Pastoral Universitária.

Hernany Dias Foi ordenado diácono no dia 07 de Fevereiro de 2021, em São Vicente.

CD/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos