Dia Mundial da Saúde/São Vicente: Consultas e despistes grátis para “cuidar da população” – delegado

Mindelo, 07 Abr (Inforpress) – A delegacia e os centros de saúde de São Vicente assinalaram o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje, com consultas e despistes gratuitos, uma “forma de cuidar da população”, explicou o delegado de Saúde, Elísio Silva.  

Aa Delegacia de Saúde de São Vicente baseou-se no lema escolhido para este ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS), “Nosso planeta, nossa saúde”, e decidiu celebrar a data com a população e dentro da comunidade.  

Sendo assim, indicou Elísio Silva, cada centro de saúde está a organizar diferentes actividades a nível de consulta de clínica geral e de especialidades como dermatologia, ginecologia, nutrição e despistes de cancro de colo de útero, cancro de próstata e ainda de diabetes e tensão arterial.  

“E ainda alguns exames complementares que são indicados no momento pelos especialistas são realizados na Delegacia de Saúde, assim como exames de sangue normal”, sublinhou o delegado, adiantando que o atendimento é grátis e feito conforme demanda espontânea, “de acordo com a necessidade da população”.

Elísio Silva considerou ainda que uma forma de cuidar da população é cuidar do planeta, porque alguns focos tidos em Cabo Verde de doenças como zica, paludismo e dengue “podem ser controlados através da eliminação de mosquitos transmissores”. 

“Falámos de saúde única, saúde humana, saúde animal e do ambiente em que vivemos para termos uma vida saudável, temos que cuidar de todos estes”, considerou o clínico.  

 O delegado de Saúde referiu-se ainda à necessidade de haver os cuidados de saúde mais próximo das comunidades, daí a decisão de tornar as Unidades Sanitárias de Base (USB) nas localidades mais afastadas da ilha em Postos de Saúde com enfermeiros 24 horas por dia.   

Estes postos promovem igualmente, hoje, atendido gratuito, juntamente com a delegacia e centros de saúde da ilha.  

Durante a manhã de hoje, a delegacia pretendia atender, segundo Elísio Silva, mais de 150 pessoas, para além dos centros de saúde.  

Além de consultas, o Dia Mundial da Saúde foi assinalado na infra-estrutura como palestras e demonstrações desportivas.  

Durante o acto de abertura foi ainda feito uma despedida a um epidemiologista cubano que esteve a cooperar com a delegacia desde o início da pandemia da covid-19, em 2020, mas que foi “chamado de urgência” para regressar ao seu país, Cuba. 

LN/AA 

Inforpress/Fim 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos