Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Dia dos Heróis Nacionais passa em branco no Mindelo 

Mindelo, 20 Jan (Inforpress) – O Dia dos Heróis Nacionais, assinalado hoje, passou em branco em São Vicente, sem qualquer actividade organizada nem pelas entidades públicas e nem privadas.

Mário Almeida, 26 anos, acredita ser “uma tristeza e um descaso para tão importante data” que assinala o aniversário da morte de Amílcar Cabral e presta homenagem aos que lutarem pela independência do País.

“É como se as pessoas não estivessem a lembrar dos combatentes nacionais e da importância que tiveram para a nossa independência”, considerou.

Elsa Mendonça, 35 anos, é da mesma opinião e lamenta o facto de as próprias escolas também descurarem esta data, sem qualquer palestra.

“As novas gerações precisam saber a nossa história, a importância de Cabral e de todos que lutaram e deram sangue para que hoje fossemos um País livre”, sublinhou.

O 20 de Janeiro tem sido, nos últimos anos, comemorado com actividades em São Vicente, principalmente realizadas pela câmara municipal, mas, que não aconteceu este ano.

Entretanto, a pandemia da covid-19 e o estado de calamidade decretado pelas autoridades na ilha devido ao aumento de casos poderá ser uma das razões.

A ilha de São Vicente contabilizou nos últimos dois dias, 73 casos novos, sendo 14 no domingo, 59 nesta segunda-feira. No total detém, segundo dados do Ministério da Saúde 316 casos activos.

A 20 de Janeiro de 1973, o fundador do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Amílcar Cabral, foi assassinado na Guiné-Conacri.

LN/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos