Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente:  Dez estabelecimentos encerrados por incumprimento de regras

Mindelo, 11 Set (Inforpress) – A responsável da equipa multidisciplinar, criada para fiscalizar a implementação das medidas para conter a covid-19,  em São Vicente, informou hoje que suspendeu as activdades em dez estabelecimentos por “incumprimento” de regras.

Segundo Vitória Veríssimo, a operação de fiscalização aconteceu na madrugada deste sábado e teve como foco “estabelecimentos de diversão nocturna, bares e lounge bares.

Desses dez, adiantou, sete foram encerrados temporariamente até que se cumprem as regras exigidas pelas autoridades, mas três com irregularidades mais graves vão aguardar a instrução do processo

“Alguns funcionavam como discotecas quando é proibido por lei, porque a abertura dos estabelecimentos de dança, como discotecas, clubes, ‘pub dancing’, salões e locais onde se realizam festas é permitida apenas a partir de 01 de Outubro”, frisou.

Durante a fiscalização, segundo a mesma fonte, verificaram que “os responsáveis cumpriram as exigências e apresentaram o cartão de vacina, à semelhança dos clientes”, mas os incumprimentos referiam-se “à aglomeração, ao não distanciamento, à não utilização de máscaras e ao incumprimento do horário de funcionamento estabelecido por lei.

Outro dado a ressaltar, indicou a responsável da equipa multidisciplinar de fiscalização, é que ficou visível que por estarem vacinadas as pessoas já não cumprem as regras de distanciamento e de uso de máscaras.

A este propósito, Vitória Veríssimo lembrou que, de acordo com os profissionais de saúde, “a vacina não evita o contágio e nem a transmissão para outras pessoas que podem sofrer problemas graves”.

Apenas, explicou, “alivia as complicações da doença na pessoa que foi vacinada”, pelo que é preciso continuar a utilizar a máscara e cumprir o distanciamento social.

Conforme Vitória Veríssimo a operação decorreu com 50 elementos que integram a Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE), a Polícia Nacional, as Forças Armadas e a Delegacia de Saúde de São Vicente.

CD/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos