São Vicente: Deputados do PAICV pedem reforço da intervenção social na ilha

 

Mindelo, 04 Mai (Inforpress) – Os deputados eleitos nas listas do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) pelo círculo eleitoral de São Vicente apelaram hoje ao Governo para reforçar a intervenção social na ilha, tanto em recursos humanos como financeiros.

Segundo o porta-voz Manuel Inocêncio Sousa, os deputados mantiveram este mês contactos com todas as instituições/entidades públicas, do Estado e do município, que actuam no sector social em São Vicente e a abordagem, referiu, é a mesma: “são unânimes de que é preciso um reforço da intervenção social na ilha, e todos queixam-se da falta de recursos”.

A mesma fonte assinalou que os deputados verificaram que há instituições na ilha com equipas “muito dedicadas, motivadas e capazes” de um “bom desempenho”, mas que se queixam da falta de recursos humanos, nomeadamente o ICCA que informou que no último ano perdeu oito funcionários e que não há perspectiva de substituição.

Mas também, prosseguiu, falam em falta de recursos financeiros, já que os recursos destinados à solidariedade social “poucos chegam a São Vicente”.

Por isso, Manuel Inocêncio Sousa reforça o apelo no sentido do reforço das equipas para uma “acção consistente” junto das famílias e das comunidades, e fazer com que os recursos destinados aos programas de solidariedade social cheguem a São Vicente.

No momento em que se fala da regionalização, apontou o deputado, é altura de se regionalizar os orçamentos para que esses serviços desconcentrados tenham os seus orçamentos próprios e tenham autonomia para os gerir.

“Só assim poderão cumprir a sua missão, pois hoje estão totalmente dependentes das direcções centrais para conseguir uma ou outra disponibilidade, e assim não conseguem dar as respostas de que a ilha necessita, ou seja, uma intervenção muito mais consistente”, reforçou o parlamentar eleito nas listas do PAICV.

Durante a visita, os deputados reuniram-se ainda com a vereadora do pelouro Social da Câmara Municipal de São Vicente e com a coordenação do projecto POSER, este, informou o deputado, com programas para São Vicente em vias de arrancar, basicamente projectos geradores de rendimentos localizados nas zonas rurais e piscatórias.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos