Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Delegada de Educação garante “todas condições” reunidas para início das aulas do 12º ano na quarta-feira

Mindelo, 18 Mai (Inforpress) – A delegada de Educação em São Vicente, Maria Helena Andrade, adiantou que as aulas dos alunos do 12º ano de escolaridade iniciam-se nesta quarta-feira com as escolas a criarem todas as condições para isso.

Segundo a responsável adiantou à Inforpress decidiram iniciar as aulas daqui a dois dias para que as escolas do ensino secundário tivessem tempo para organizar a disposição das turmas, as medidas de higiene e outras para a não propagação do novo coronavírus.

“São uma série de orientações que queremos seguir à risca e optamos para as cumprir primeiro e começar na quarta-feira”, explicou Maria Helena Andrade, acrescentando estarem à espera de 500  a 600 alunos em São Vicente.

Neste momento, ajuntou, as escolas já estão trabalhar para terem todas as condições garantidas e, da parte dos alunos, disse esperar o “melhor comportamento”, inclusive cumprindo o imperativo de uso de máscaras.

“Os pais sabem que têm de criar condições para os alunos assistirem as aulas e se é preciso as máscaras têm que as ter”, assinalou a delegada, lembrando que as aulas são opcionais.

Quanto a orientação das aulas, que continuam com mesma duração de 50 minutos, estará a cargo, segundo Maria Helena Andrade, das escolas e dos próprios professores que farão a divisão das turmas e evitar a aglomeração.

“As turmas vão ser divididas e lá onde não for possível reger com um único professor vão ser disponibilizados dois professores”, considerou a responsável, referindo-se à diminuição do tempo dos intervalos e a concentração das aulas num único bloco , a fim de se evitar deslocações às escolas várias vezes por semana.

Maria Helena Andrade confirmou ainda que alguns alunos com necessidades educativas especiais passam a partir desta semana a ter aulas bissemanais, na Escola Luís Morais, em Lombo Tanque, com um psicólogo estagiário da Sala de Recursos.

“Isto é para os alunos que têm, por exemplo, autismo,  síndrome de down e outras necessidades educativas, que precisam de apoio e cujos pais não conseguem acompanhar a aprendizagem. Então tivemos que criar uma solução que serão essas aulas duas vezes por semana”, explicou a mesma fonte, que garantiu estarem a ser mantidas todas as medidas de segurança.

Também a partir desta semana vai haver a distribuição de refeição quente em todas as escolas do ensino básico em São Vicente.

“Todos os alunos que quiserem ou tiverem essa necessidade vão poder ter essa possibilidade de ter uma refeição quente”, concretizou Maria Helena Andrade.

LN/AA

Inforpress /Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos