Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Delegacia de Saúde recebe equipamentos para seguimento e diagnóstico do VIH-Sida na região Norte

Mindelo, 06 Out (Inforpress) – A Delegacia de Saúde de São Vicente já conta com equipamentos M-Pima que vão ajudar no seguimento e diagnóstico de doentes com VIH-Sida na região norte do País.

A entrega desses equipamentos aconteceu hoje, formalizada através da assinatura de um documento entre o representante do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Cabo Verde, Steven Ursino, e o Director Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto.

Segundo Jorge Noel Barreto, os equipamentos vão contribuir para seguir os doentes com o VIH-Sida e significam um passo importante na prevenção da transmissão vertical do vírus, ou seja, de mãe para filho.

Isto porque, explicou, “é a primeira vez que São Vicente terá a capacidade local de fazer o seguimento da carga viral de pessoas que vivem com o VIH-2.

“Da mesma forma terão a possibilidade de fazer o diagnóstico precoce das crianças que nascem das mães e que estão infectadas por VIH-2”, acrescentou.

O representante da UNICEF em Cabo Verde disse que a doação desses equipamentos e consumíveis M-Pima, à Delegacia de Saúde de São Vicente, insere-se no âmbito da implementação do projecto Regional PoC/EID (point of care/Early Child infant), numa colaboração entre a UNICEF e o Instituto de Pesquisa de Saúde e de Vigilância Epidemiológica e de Formação para apoiar tecnicamente 10 países da região ocidental africana.

CD/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos