São Vicente: Delegacia de Saúde contabilizou este ano 22 novos casos de VIH/Sida 

Mindelo, 01 Dez (Inforpress) – A delegada de Saúde substituta de São Vicente, Jaqueline Cid, disse hoje à Inforpress que a delegacia diagnosticou, este ano, 22 novos casos do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH/Sida) na ilha, sendo 10 homens e 12 mulheres.

Segundo Jaqueline Cid, globalmente, a delegacia tem em seguimento activo 341 pacientes infectados pelo VIH/Sida em São Vicente, dos quais 316 recebem tratamento antirretroviral, sendo 313 adultos, duas crianças e uma adolescente.

As três crianças infectadas, explicou, resultaram-se de transmissão vertical, ou seja de mãe para o filho.

“ As crianças têm consulta de pediatria de acordo a agendamento de pediatra e sempre que houver qualquer problema agudo. Temos uma adolescente também que tem tido um acompanhamento psicológico tal como todos os pacientes com o VIH”, afirmou a responsável destacando que apesar dos novos casos, a tendência de portadores do VIH na ilha de São Vicente tem sido estável.

“Em relação aos outros anos não sentimos um grande aumento. O que temos mais são casos acumulados porque hoje em dia quando as pessoas tomam o antirretroviral elas vivem durante alguns anos com o Sida, que é uma doença crónica”, elucidou a delegada substituta, que aconselhou os portadores do VIH a continuar o tratamento antirretroviral, porque “quando estão sob controlo têm menos risco de desenvolver outras doenças”.

A mesma fonte apelou igualmente as pessoas a adoptarem comportamentos saudáveis, a usarem o preservativo.

“Apesar de, neste momento, estarmos com a pandemia da covid-19 não podemos nos esquecer de outras patologias, entre os quais o Sida. Temos que manter o nosso foco na prevenção, no uso de preservativo, em comportamentos saudáveis e evitar comportamentos de risco”, adiantou Jaqueline Cid.

Esta terça-feira, enquadrado nas celebrações do Dia Mundial da luta Contra o Sida, decorre uma sessão de despiste do VIH/Sida na delegacia de Saúde e em todos os centros de saúde de São Vicente.

CD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos