Mindelo, 31 Ago (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro garantiu que o Data Center do Mindelo deverá entrar em funcionamento a partir do próximo ano e permitir à juventude cabo-verdiana tirar proveito deste investimento de cerca de 53 milhões de dólares.
O anúncio de Olavo Correia foi feito na quarta-feira, 30, no Mindelo, ao presidir a cerimónia de inauguração do novo empreendimento turístico Ouril Hotel Mindelo.
Segundo o governante, o executivo quer terminar as obras e equipar o parque tecnológico, situado na zona de Ribeira de Julião, ainda neste ano e no próximo fazer uma “grande abertura” deste empreedimento.
“É um grande investimento em qualquer parte do mundo, para que os jovens cabo-verdianos, de qualquer ilha de Cabo Verde, possam estar na Cidade da Praia e no Mindelo, nos nossos parques tecnológicos, tendo as condições que qualquer jovem nos Estados Unidos, na Alemanha e em França têm”, advogou.
A ideia, sublinhou, é permitir à juventude criar, inovar, desenvolver e testar soluções e colocá-las no mercado cabo-verdiano e, “tendo sucesso”, no mercado sub-regional da Comunidade Económica Dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) e, “quiçá no mercado global”.
O também ministro das Finanças disse ter a convicção de haver jovens cabo-verdianos com talento que podem permitir ao País “ir longe” em matéria de economia digital.
Olavo Correia apontou a intenção de não só provocar uma “mudança disruptiva” na governação digital do Governo central e das câmaras municipais como de colocar a economia digital ao serviço do turismo, da economia azul, das pescas, das indústrias criativas e criar oportunidades para a “juventude talentosa” que se está a formar.
A cerimónia de apresentação e consignação do Data Center de São Vicente aconteceu a 06 de Fevereiro de 2019, presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que assegurou, na altura, que a infra-estrutura dotaria a ilha de “competências, capacidades e qualificações” para melhoria da economia.
Desde essa altura teve a sua data de conclusão prolongada pelo Governo e que justificou o atraso com constrangimentos causados pela pandemia da covid-19.
Esta obra, segundo o chefe do Governo, está integrada no “grande projecto” de parque tecnológico em Cabo Verde e que se enquadra numa “política maior” de desenvolvimento das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC).
Além do Mindelo, encontra-se em construção o parque tecnológico da Cidade da Praia que, conforme Olavo Correia, também deverá começar a funcionar em 2024.
LN/AA
Inforpress/Fim