Mindelo, 19 Out (Inforpress) – Cerca de 200 turistas chegaram hoje ao Porto Grande a bordo do cruzeiro Europa 2, o primeiro a escalar São Vicente, 19 meses depois da paragem deste sector de turismo de cruzeiros, devido à pandemia da covid-19.
Em declarações à Inforpress, Vlademiro Ferreira, dono da agência Viking, responsável pela chegada do navio, congratulou-se com esta primeira escala, mas considerou que ainda é cedo para falar em retoma, sublinhando que “as companhias ainda não estão com total confiança”.
“Europa é um barco especial, com cabines voltadas para o mar, é grande e imponente, mas ele transporta cerca de 700 passageiros e neste momento trouxe cerca de 200 pessoas de diversas nacionalidades”, revelou Vlademiro Ferreira.
O barco trouxe menos de um terço da sua capacidade, no entanto Vlademiro Ferreira considerou que “é preciso começar, mesmo sendo devagar”, e mostrou-se “expectante” com a possibilidade de se aumentar as escalas de cruzeiros nos anos seguintes.
“Esperamos que nos anos seguintes possamos melhorar porque, neste ano, temos apenas 48 escalas das 68 previstas. Para já é um bom início embora o barco não esteja com todos os passageiros”, explicou, informando que cerca de 19 agências cancelaram as escalas e remarcaram-nas para o ano de 2022.
Para a chegada deste primeiro navio, segundo a mesma fonte, foi preciso um ano de preparação para que tudo pudesse dar certo.
Adiantou ainda que para o desembarque dos turistas é exigido que cumpram todas as medidas sanitárias impostas pelas autoridades a nível internacional e em Cabo Verde das quais destacam-se a vacinação contra a covid-19.
Por sua vez o administrador-delegado do Porto Grande do Mindelo, Eduardo Lima, disse que este ano estão previstas escalas de 68 navios cruzeiros nos portos do País, seguindo o protocolo sanitário por causa da situação pandémica.
Para o administrador, a chegada dos cruzeiros “terá sempre um impacto financeiro considerável nas contas da Enapor bem como na economia de São Vicente”.
Além de São Vicente, o navio cruzeiro Europa 2 fará escalas no Porto da Praia, no dia 20, e no Porto Novo, no dia 21.
CD/AA
Inforpress/Fim