São Vicente/Covid-19: Clínica Sol Nascente reforça protecção da Polícia Nacional com máscaras viseiras e álcool gel

Mindelo, 25 Mar (Inforpress) – A clínica médica chinesa Sol Nascente procedeu hoje a entrega de dez mil máscaras, 200 viseiras e três caixas de álcool gel à Polícia Nacional, em São Vicente, para ajudar na campanha de protecção à covid-19 

Conforme o proprietário, Lin Jie, a intenção é apoiar a polícia, que está na linha de frente do combate, com um “trabalho cansado e que precisa estar seguro para ajudar o povo de São Vicente”, sublinhou o empresário.

Enquadrado na iniciativa, procedeu-se também, na manhã de hoje, à desinfecção da sede da Polícia Nacional, na cidade do Mindelo, iniciativa que se repetirá nesta sexta-feira nas esquadras do Monte Sossego e da Fonte Inês. 

O comandante da Polícia Nacional (PN) em São Vicente, João Santos, que se regozijou com o donativo, disse acreditar, por seu lado, que tal ajudará a salvaguardar a saúde do efectivo, e também a desinfecção, que inclui as celas, em defesa da segurança sanitária da sociedade civil. 

João Santos disse ainda que todos os donativos recebidos pela PN têm permitido fazer um estoque destes equipamentos de protecção e ter sempre disponibilidade de equipamento para o pessoal. 

“Nós recebemos da Praia, sempre, e aquilo que é doado localmente comunicamos à direcção para que possa ajudar a nível nacional e aí provoca-se o equilíbrio na distribuição e alguma equidade para que nenhuma unidade fique prejudicada”, considerou a mesma fonte, para quem a oferta da “Sol Nascente”, também é uma forma de reconhecimento do trabalho feito pela polícia. 

João Santos disse ter falado com o delegado de Saúde de São Vicente, que recomendou a desinfecção efectuada, já que é a mesma feita pela delegacia. 

“Acredito que a sociedade mindelense reconhece o papel da Polícia Nacional e isto a nível nacional temos ouvido também da boca das pessoas e das autoridades competentes, que avaliam o processo deste combate e queremos é continuar”, sublinhou o comandante, que deseja ver os colaboradores que se encontram no patamar de bom evoluírem para excelente. 

Questionado sobre a cobertura das eleições legislativas em São Viente, João Santos referiu que o momento é de elaboração dos planos e que já estão definidas as metas e os parâmetros extraídos de uma directiva da Direcção Nacional da PN, saída de um encontro realizado na Cidade da Praia nos últimos dias. 

“Estamos aguardando ainda o que vai sair da CNE [Comissão Nacional de Eleições] que se reuniu na Praia ontem para ver quais são as indicações e as directrizes que vão dar sobre essas eleições e em que condições vão decorrer”, informou a mesma fonte, lembrando que se está numa situação pandémica, mas a liberdade de expressão não pode ser cortada. 

“Temos que compatibilizar a liberdade de expressão com a pandemia, aglomeração e ajuntamento de pessoas, com uso de máscaras e todo equilíbrio sanitário. Tudo isso deve ser compatibilizado de forma que ninguém se sinta prejudicado na campanha eleitoral e nas eleições que virão”, sustentou o responsável, acrescentando que a Polícia Nacional em São Vicente vai estar preparada. 

LN/AA 

Inforpress/Fim  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos