Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Conversas Cruzadas trouxe especialistas de Angola e Portugal para falar da curadoria cultural

Mindelo, 17 Mai (Inforpress) – O Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD) cumpriu hoje a segunda edição de Conversas Cruzadas, um projecto para pôr frente a frente estudantes universitários e artistas, trazendo nesta quarta-feira as curadoras Paula Nascimento e Rita Fabiana, angolana e portuguesa, respectivanmente.

O salão do CNAD encheu-se de estudantes e de muitos outros elementos da população para ouvir as duas especialistas a falar das suas actividades profissionais e de trabalhos de outros artistas.

A portuguesa, arquitecta, curadora e promotora de exposições de arte contemporânea, especialista coordenadora do sector de artes plásticas de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, deteve-se a falar da obra do artista plástico José Escada (português, 1934-1980) e de Túlia Saldanha, igualmente artista plástica (portuguesa, 1930-1988), tendo desta última uma exposição retrospectiva, em 2014, no Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, sido  Rita Fabiana, com Liliana Coutinho, curadora.

Paula Nascimento, arquitecta angolana de Luanda, foi, com o italiano Stefano Pansera, curadora do pavilhão de Angola na 55ª Exposição Internacional de Arte – Bienal de Veneza, no qual o país venceu o Leão de Ouro para Melhor Participação.

Produtora de projectos de curadoria e instalações artísticas, dedica-se à investigação nas áreas de arquitectura, urbanismo e análise cultural e arte contemporânea.

Foram estas duas especialistas que a direcção do CNAD colocou hoje frente a estudantes e público.

A primeira edição de Conversas Cruzadas aconteceu a 18 de Abril e contou com os designers portugueses Santana Ferreira e Ana Cunha.

O coordenador do CNAD, Irlando Ferreira, explicou na altura que Conversas Cruzadas passou a integrar a programação do centro e que haverá uma edição mensal, com temas e convidados diferentes.

AT/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos