São Vicente: Conselho Nacional das Pescas reunido para aprovar plano de actividades do próximo ano

Mindelo, 19 Nov (Inforpress) – O Conselho Nacional das Pescas encontra-se reunido hoje, no Mindelo, para aprovar o plano de actividades e discutir questões como a pesca com o auxílio do mergulho, avançou o ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga.

Esta reunião está a ser feita, segundo a mesma fonte, adiantou à Imprensa, uma vez que, devido à nova legislação, os planos passaram a ser anuais em vez de bi-anuais, como já era prática.

“E os planos é que aprovam as quantidades a serem pescadas, o que se vai autorizar e o tempo de interregno para salvaguarda das espécies”, explicou Paulo Veiga, adiantando ainda que vão ser discutidas outras questões como a pesca através do mergulho em apneia e com ou sem garrafas.

“Como se sabe, temos tido fatalidades. O mergulho é proibido por lei, mas tem que ser discutido para não só se encontrar mecanismos para fiscalizar, mas também sendo nós mar e com esta arte de pesca e desportiva, há que encontrar o equilibro”, sustentou.

Paulo Veiga acredita que o “grande problema” está na falta de formação e de regulamentação do sector, sendo assim vai ser apresentado uma proposta para ser aprovado.

O conselho, segundo a mesma fonte, vem sendo preparado há um mês com encontros com associações de pesca e outras Organizações Não Governamentais (ONG) para recolher as opiniões e sugestões.

“Temos estado em conversa para que seja algo que venha ao encontro de todos e para o melhor do sector”, concretizou o ministro.

O evento, que decorre a portas fechadas e durante o dia de hoje, discutirá, entre outros pontos, a legislação pesqueira, medidas de gestão para 2021, protocolos de financiamento, entre outros assuntos.

Está inserido na programação da Cabo Verde Ocean Week, que se prolonga até esta sexta-feira, no Mindelo.

LN/ZS

Infropress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos