Mindelo, 22 Mar (Inforpress) – A Polícia Nacional (PN) deve apresentar ainda hoje ao Ministério Público, em São Vicente, o condutor de uma viatura ligeira que terá sido, presumivelmente, o responsável por um acidente de viação na estrada do Calhau, com uma morte.
O acidente deu-se no domingo, 21, cerca das 17:00, aquando de uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros, na estrada do Calhau, e da qual resultaram oito feridos e uma morte no local, uma senhora de 84 anos.
“A viatura que fazia o percurso cidade-Calhau transportava três pessoas, incluindo a vítima mortal, e a outra, que vinha no sentido contrário, seis passageiros, incluído o condutor, ou seja um passageiro a mais, numa clara infracção à lei”, disse hoje à imprensa a chefe da Esquadra de Trânsito da PN, em São Vicente.
Firmina Melício disse que testemunhas contaram à polícia que a viatura que circulava no sentido Calhau/cidade descontrolou-se e entrou na faixa de rodagem da viatura que vinha da cidade e que, quando a PN chegou ao local, encontrou as duas viaturas dentro da faixa de rodagem.
“A viatura que vinha da cidade, na sequência do choque, rodopiou e estabilizou-se no meio da estrada como se viesse do Calhau”, contou a mesma fonte.
Feitos os testes de alcoolemia, segundo Firmina Melício, o condutor da viatura que circulava no sentido Calhau/cidade, “que provavelmente provocou o acidente”, acusou uma taxa de álcool de material expirado de 1,65 g/l, no local, e de 1,72 g/l na contraprova, quando a lei impõe um limite de 0,5 g/l.
O condutor, que saiu ileso do acidente, encontra-se detido e deve ser apresentado ainda hoje ao Ministério Público para ulteriores trâmites do processo, ao passo que as restantes sete pessoas envolvidas deram entrada no banco de urgência do Hospital Baptista de Sousa, uma das quais, uma senhora, se mantém nos cuidados especiais, segundo a mesma fonte
Sem precisar a causa do acidente, Firmina Melício considerou que “tudo pode indicar descontrolo de viatura na estrada associado ao álcool”.
AA/HF
Inforpress/Fim