Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente com um total de 36 mortos dez dos quais no mês de Abril – delegado de saúde

Mindelo, 28 Abr (Inforpress) – O delegado de Saúde de São Vicente disse hoje à Inforpress que a ilha já registou no total 36 mortes covid-19 até hoje, com dez somente no mês de Abril, “algo que ainda não tinha acontecido”.

Elísio Silva diz-se “bastante preocupado” com a situação de São Vicente, que está “a cada dia a ver os casos de covid-19 a aumentar e também o número de mortes”.

“Já são 36 óbitos, com dez somente no mês de Abril que ainda nem terminou, algo que não tinha acontecido antes”, explicou Elísio Silva, que fala em “diferentes variantes” que estão a contaminar “diferentes faixas etárias”.

“Já não são somente os idosos, porque temos constatado que pessoas de uma família inteira estão contaminadas e pessoas, em locais que encontramos um caso positivo, acabam por ser quase todas contaminadas”, asseverou a mesma fonte, admitindo “algum desleixo” da população, que está a realizar “festas” em meios familiares e em grupo, provocando aglomeração.

Por esta razão, Elísio Silva pediu que, a 01 de Maio [Dia Internacional dos Trabalhadores], assinalado neste domingo, as empresas abdiquem de realizar “qualquer actividade com os funcionários para evitar aglomeração e propagação do vírus”.

Isto porque, sublinhou o responsável, durante o período da campanha eleitoral houve “muita negligência, com aglomerações e não uso de máscaras” que “traz como resultado está situação que estamos a ter agora”. 

O delegado de Saúde assegurou que as autoridades sanitárias na ilha continuam a fazer o seu trabalho, inclusive hoje houve uma reunião com as equipas de covid-19 de todos os centros de saúde de São Vicente e que, nesta quinta-feira, 29, a Delegacia de Saúde deverá reunir-se com os outros parceiros para definir outras formas de actuação.  

De acordo com o boletim epidemiológico de terça-feira, 27, São Vicente registou mais 44 casos positivos e um óbito. No total, a ilha tem neste momento 346 casos activos.  

A nível nacional, do total de 1204 resultados recebidos, segundo o Ministério da Saúde, somam-se 186 casos novos positivos e 190 recuperados (Praia 120, Ribeira Grande de Santiago 3, São Domingos quatro, Santa Catarina cinco, São Miguel dois, Ribeira Grande de Santo Antão dez, Porto Novo três, São Vicente dois, Sal 11, Ribeira Brava cinco, Tarrafal de São Nicolau seis e Boa Vista 19).  

Houve também três óbitos registados nos concelhos da Praia, São Vicente e Sal. 

 O País passa a contabilizar 2.832 casos activos, 19.715 casos recuperados, 211 óbitos, seis óbitos por outras causas e oito transferidos, perfazendo um total de 22.772 casos positivos acumulados.

LN/AA 

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos