São Vicente: Colónia de férias regressa à “normalidade” com 75 crianças e uma dezena de actividades   

Mindelo, 27 Jun (Inforpress) – A colónia de Férias Arte Verão Alaim (FAVA), no Mindelo, regressa a partir de 18 de Julho ao formato adoptado antes da pandemia, e recebe 75 crianças para mais de dez actividades recreativas e culturais.

A iniciativa da Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM) realiza-se agora em 2022 para a sua sétima edição, e, conforme a directora Janaína Alves adiantou à Inforpress, a intenção é tomar todos os cuidados exigidos devido ao aumento de casos de covid-19 na ilha de São Vicente, mas “fazer com que seja o mais normal possível para as crianças”.

Sendo assim, está previsto que a FAVA receba, de 18 de Julho a 20 de Agosto, 75 crianças dos 05 aos 15 anos, no período de manhã e à tarde, para frequentarem aulas de culinária, teatro, capoeira, dança, canto, sessão de cinema, percussão e outras.

Ainda estão previstas, segundo a mesma fonte, algumas sessões de consciencialização ambiental, que devem ser feitas em parceria com a associação ambiental Biosfera 1, e visitas de estudo a instituições ligadas à arte e ciência.

“Temos dez actividades programadas e ainda outras extras para ajudar também na formação dessas crianças, porque a ideia da FAVA não é só ocupar o verão deles, mas sim mostrar opções artísticas que normalmente não conseguem frequentar devido à sobrecarga de aulas”, explicou Janaína Alves.

Para a directora da ALAIM, esta visão tem tido “sucesso”, porque alguns alunos que frequentaram outras edições da colónia de férias e que neste ano não se integram na faixa etária abarcada já se inscreveram para serem monitores.

Daí acreditar que a FAVA “muda as crianças, que se sentem num espaço com regras, mas, com muita liberdade ao mesmo tempo”.

Quanto aos custos, Janaína Alves disse que as cinco semanas podem ficar aos pais por um preço máximo de cinco mil escudos.

Para a ocupação das férias dos mais pequenos, que já está a começar, a cidade do Mindelo mostra-se este ano com algumas opções, inclusive dos centros de estudo, no qual se inclui, por exemplo, a Escola Mirtle, que oferece, nos meses de Julho e Agosto, actividades que abrangem aulas de inglês, música, robótica, informática e jogos ao ar livre.

LN/AA

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos