Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Co-autora Ana Cordeiro exorta mais jovens a darem continuidade à história do abastecimento de água a Mindelo

Mindelo, 22 Mar (Inforpress) – A co-autora do livro “História do abastecimento de água à cidade do Mindelo”, apresentado hoje em São Vicente, encoraja os mais jovens a darem continuidade à esta história, que precisa ser contada “sobretudo” com a memória dos mindelenses.

“Este livro é um ponto de partida para divulgação de uma história riquíssima e interessantíssima que é esta história do abastecimento de água a Mindelo”, disse Ana Cordeiro, uma das co-autoras, que espera que a partir dos artigos publicados na obra surgem jovens investigadores “interessados em continuar a pesquisar e a construir esta história”.

Este livro resulta de parceria entre a associação mindelense “Aga Nos Vida” e a empresa pública de electricidade e água, Electra, e que foi dado à estampa na tarde desta sexta-feira inserido nas actividades do fórum realizado para celebrar o Dia Mundial da Água, assinalado hoje, 22 de Março.

“Porque como disse há muitos arquivos que não foram trabalhados como deviam, há arquivos de empresas que precisam ser consultados e, portanto, este é um contributo para esta história que ainda tem que ser feita e sobretudo com as memórias dos cidadãos desta cidade”, reforçou a mesma fonte, para quem “não se pode dissociar Mindelo da sua história e daquilo que é dos seus habitantes”.

“Então espero que este seja apenas um ponto de partida”, enfatizou.

A dessalinização, segundo defendeu também a co-autora, foi a “grande solução” encontrada para se resolver o problema de abastecimento de água em São Vicente, que competia com a possibilidade de transporte de água de Santo Antão através de um cabo submarino.

“A dessalinização ainda bem que foi tomada por ser a decisão correcta e aquela que vai servir para o futuro”, disse Ana Cordeiro, que apresentou o livro juntamente com a técnica reformada da Electra, Sónia Morais, uma daquelas que também contribuiu para a elaboração desta “História do abastecimento de água à cidade do Mindelo”

O livro de 500 tiragens tem uma edição conjunta da Aga Nôs Vida e da Electra, a empresa pública que, segundo o presidente da associação, Carlos Ramos, decidiu, além de patrocinar a edição, comprar 50 por cento (%) dos exemplares.

Este projecto, conforme Ana Cordeiro, estava sendo trabalhado desde quando se criou a associação, em 2015, e agora foi dado à estampa com artigos de vários autores e ainda com artigos que já tinham sido publicados em jornais e com fotografias de Daniel Mascarenhas, o conhecido Djigla, e de Carlos Vieira Ramos e ainda alguns postais antigos, que não tem autores.

O design técnico é da responsabilidade do designer David Monteiro e da Escola Internacional de Artes do Mindelo (M-EIA).

LN/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos