Mindelo, 21 Mar (Inforpress) – O Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD), no Mindelo, retoma o projecto de concertos intimistas “Ressonâncias” na sexta-feira, 24, e desta vez terá como artista convidado o músico Nhelas Spencer.
Conforme informações da assistência de Comunicação e Produção, o centro abre desta forma um novo ciclo após a paragem devido à pandemia da covid-19 e traz Nhelas Spencer, acompanhado por Voginha e Samú, para uma “viagem pelas suas composições”.
O “Ressonâncias”, que tem como palco a Galeria Luísa Queirós, no CNAD, é um ciclo de concertos intimistas, que, “propõe momentos de excepção, em ambiente acolhedor, à semelhança do que fazemos nas nossas casas quando recebemos amigos próximos”, sublinhou a assistência de comunicação.
A ideia, segundo a mesma fonte, é resgatar, após dois anos de pandemia, o “convívio e a linguagem intimista próprio do Ressonâncias”.
E para a noite de sexta-feira contempla Mindelo com os acordes de Nhelas Spencer, de nome próprio Daniel Spencer Brito, músico e compositor natural da ilha do Sal.
Nhelas tem temas gravados por vários dos principais intérpretes da música cabo-verdiana e com pelo menos dois dos seus temas, “Nha Terra scalabrode” e “Torrão di meu”, transformados em clássicos na voz de Ildo Lobo, como vocalista de “Os Tubarões”.
Nas suas composições transparece habitualmente o observador de situações quotidianas, pinceladas com certo humor, outras vezes virando-se para a crítica social e dos costumes.
Entretanto, nas suas músicas ainda há lugar também para temas românticos, em criações que se enquadram geralmente nos ritmos da morna e da coladeira, considerados por muitos como “peculiares pela beleza melódica e pelas sequências harmónicas que fogem ao habitual”.
LN/CP
Inforpress/Fim