São Vicente: Centro Cultural do Mindelo recebe concerto de coros com participação de grupos do Mindelo e de Portugal

Mindelo, 26 Abr (Inforpress) – O Coro Voz d´Alma realiza no próximo dia 04 de Maio, no Centro Cultural do Mindelo, um concerto de coros com a participação de três grupos de São Vicente e um vindo de Coimbra, Portugal.

Este evento, conforme avançou à Inforpress a responsável pelo grupo anfitrião, Margarida Martins, pretende criar uma interacção entre estes coros, num espetáculo de cerca de uma hora e meia, mas “bem dinâmico”.

“Vai ser um concerto dinâmico, que prometemos fazer sem quebras que poderiam cansar o público”, assegurou, elogiando os participantes, que serão, além do Voz d´Alma, o Coral Bana do Centro Cultural do Mindelo, o grupo Coral da Escola Secundária Jorge Barbosa e ainda o “Apojovi/Aposenior” de Coimbra, já com “muitos anos de existência”.

“É interessante, porque este grupo vai trazer músicas que faziam parte do nosso repertório infantil que cantávamos antes”, lançou a mesma fonte, para quem isto fará relembrar um “pouco da herança” cabo-verdiana da parte portuguesa e mostrar as “letras originais” que em Cabo Verde as crianças cantavam com “alguma deturpação”.

Quanto ao repertório a ser exibido pelo próprio grupo, Margarida Martins explicou que o Voz d´Alma leva uma lista de músicas relacionadas com mar e lua, a que denominaram de “ciclo de mar e lua”, composto, essencialmente, por mornas e, por fim, dois batucos.

Este concerto acontece no próximo dia 04 de Maio, no Centro Cultural do Mindelo, a partir das 20:00 e com bilhetes a 500 escudos.

Além desta actuação, os grupos corais, segundo a mesma fonte, devem apresentar-se no dia seguinte, 05 de Maio, na Praça D. Luís, numa parceria com a Câmara Municipal de São Vicente, cujo início será pelas 18:00, com o “Hino da fraternidade” da autoria de Vasco Martins, que vai ser entoado pelos quatro coros em simultâneo.

Também inserido neste intercâmbio, está ainda agendada uma deslocação à Santo Antão para que o grupo de Coimbra, com estada em Cabo Verde de 03 a 10 de Maio, conheça a ilha das montanhas.

Já em São Vicente, pretendem fazer, ajuntou, com que o grupo “sinta o pulsar” das noites de Mindelo, especialmente lugares, onde podem ter acesso à música tradicional cabo-verdiana, tal como o repertório de escolha do coro Voz d´Alma e também pedido pelo próprio “Apojovi/Aposenior”.

LN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos