São Vicente: Casa do Cidadão passa a recolher dados para emissão do passaporte electrónico

Mindelo, 08 Fev (Inforpress) – A Casa do Cidadão em São Vicente tornou-se a partir de hoje em mais um ponto de recolha para emissão do passaporte electrónico e poderá, dentro de dias, recolher para cartão de identificação, informou hoje a gestora.

Este novo serviço, que se iniciou por volta das 15:30, contemplou, por agora, dois cidadãos, a quem foram recolhidos os dados através de um “kit moderno” oferecido pelo Sistema Nacional de Identificação e Autenticação Civil (SNIAC) e que, segundo Mayra Silva, permitirá fazer todo o procedimento “bem rápido”.

“Exactamente porque é um quiosque altamente qualificado que nos permite fazer a recolha destes, de forma rápida, destes dados biométricos”, disse a responsável à Inforpress, para quem este será uma “mais-valia”, que vai facilitar a vida aos cidadãos, que têm mais um ponto de recolha, e aliviar o Departamento de Estrangeiros e Fronteira (DEF) da Polícia Nacional, que antes era o único a prestar o serviço em São Vicente.

A equipa de atendedores da Casa do Cidadão, segundo a gestora do espaço, está “cem por cento capacitada” pelos técnicos da DEF, mas, por agora vai-se avançar somente com a recolha para o passaporte.

“Mas, esperamos estar, dentro de dias, aptos para prestar o serviço do Cartão de Identificação”, reforçou Mayra Silva.

Após processo de recolha de dados para a obtenção do passaporte, o utente, depois de notificado por telefone ou e-mail, pode fazer o levantamento do seu documento na própria Casa do Cidadão, no prazo máximo de 45 dias.

LN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos