Mindelo, 04 Out (Inforpress) – Em São Pedro, aldeia piscatória de São vicente, que fica a sete quilómetros da cidade do Mindelo, 60 crianças são recebidas às quintas-feiras no Cantinho de Leitura para ler, descobrir histórias e aprender artes plásticas de forma lúdica.
Criado através do projecto Comunidades de Valor, financiado pela Cooperação Luxemburguesa, que abarca as zonas Salamansa, Ribeira Bote e São Pedro, o Cantinho de Leitura funciona na sede da Associação Comunitária de São Pedro, há um ano, dirigido por Anne Lacerda, uma ex-emigrante que após à sua reforma quis dar um pouco do seu tempo para ajudar as crianças a aprender “coisas da vida”.
“Fui emigrante na França e uma das fundadoras da Associação Criança de Hoje e de Amanhã e através desta associação tenho apoiado o cantinho de leitura com materiais que eles enviam”, explicou Anne Lacerda, para quem o espaço é dedicado a crianças em idade escolar.
Os encontros acontecem uma vez por semana, sendo que as crianças que estudam de manhã reúnem-se à tarde, no Cantinho de Leitura, e as que estudam de tarde reúnem-se de manhã. A finalidade é tentar estimular a prática das artes plásticas e da leitura colocando-os em contacto com personagens dos livros de literatura infantil, crónicas e poesias.
“As crianças leem e fazem trabalhos manuais e, sobretudo, tomam livros para levar para casa para poderem ler tranquilamente e depois fazer uma leitura em público. Sentamos em grupo cada um lê um parágrafo, uma frase, ou o que puder. Se a leitura for boa aplaudimos e se ela for menos boa também aplaudimos porque queremos incentivá-las para que possam ter mais confiança”, acrescentou.
Conforme Anne Lacerda, a forma de aprender no Cantinho de Leitura é diferente do que se faz na escola pois utiliza-se um método de aprendizagem mais lúdico, mas que é complementar com o que se faz nas escolas.
“O objectivo é que os meninos se sintam livres e confiantes para ler e também podem manipular cola, tesoura e material de artes plásticos porque colocamo-los à disposição deles, sem regras como na escola, porque aqui não é escola. Aqui, fazem um aprendizado lúdico através, de desenhos, de jogo e de puzzles”, concretizou a dinamizadora do projecto.
Segundo Anne Lacerda, a ideia é desenvolver o projecto ainda mais de forma a dar às crianças outras opções de aprendizagem porque, explicou, por ser ex-emigrante notou que “há fraca disponibilidade de livros com conteúdos lúdicos para o público de idade escolar, principalmente em comunidades onde existem muitas carências como São Pedro”, onde reside há três anos.
No entanto, a mesma frisou que, neste momento, o Cantinho de Leitura não consegue dinamizar mais as suas actividades porque o espaço na Associação Comunitária de São Pedro ficou reduzido desde que cederam duas salas para acolher os serviços da Unidade Sanitária de Base para dar consultas à população, porque a sede da estrutura de saúde ficou alagada por causa das chuvas.
“Estamos a conviver aqui porque sabemos da necessidade que os serviços de saúde fazem à população de São Pedro e a Unidade Sanitária de Base não poderia fechar. Mas, espero que consigam remodelar o antigo espaço da unidade sanitária para podermos ter mais condições de realizar as nossas actividades”, arrematou.
CD/CP
Inforpress/Fim