São Vicente: Câmaras de comércio de Cabo Verde preparam missão de oito dias à África Ocidental

 

Mindelo, 17 Nov (Inforpress) – As duas câmaras de comércio de Cabo Verde encontram-se a preparar uma missão de “contacto e conhecimento” à África ocidental, com “alguma força”, para visitar oito países da CEDEAO em nove dias.

A informação foi avançada, no Mindelo, pelo presidente da Câmara de Comércio do Sotavento, Jorge Spencer Lima, que indicou que o projecto está pronto, mas não indicou a data prevista da missão.

A iniciativa, justificou, vem na esteira da preocupação das duas câmaras de comércio cabo-verdiana em procurar desenvolver uma “política de aproximação” à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

“Amanhecer num país, fazer reuniões, discutir com os empresários um dia em cada país, é um projecto ambicioso”, lançou Spencer Lima, ajuntando que os últimos três dias da missão devem contar com a presença do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, para encabeçar as visitas oficias aos últimos três países Nigéria, Gana e Costa de Marfim.

“Esta é perspectiva do conhecimento com uma medida prática, pois não se faz negócio sem o conhecimento do parceiro, o que é fundamental para qualquer tipo de negócio”, considerou a mesma fonte.

No sentido de criar esses laços de aproximação, o presidente da Câmara de Comércio do Sotavento anunciou, por outro lado, que as câmaras de comércio conjuntamente têm em preparação, para o mês de Dezembro, uma missão comercial à Feira Internacional de Dacar (FIDAC), com a qual têm um acordo de cooperação, já que os senegaleses “religiosamente” têm participado na Feira Internacional de Cabo Verde (FIC).

Actualmente, segundo Jorge Spencer Lima, as câmaras de comércio cabo-verdianas, no âmbito da sua política de aproximação à África, são membros da Federação das Câmaras de Comércio da África Ocidental e da Confederação dos Empregadores da África Ocidental, com “participação activa” nas actividades das duas organizações.

Inclusivamente, concluiu, foi realizada, na Cidade da Praia, uma reunião da confederação, no sentido de que essa aproximação é feita “passo a passo” e com “acções concretas”.

AA/JMV

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos