São Vicente: Cabo Verde possui uma juventude “muito contemporânea e sintonizada” com os desafios da modernidade – PR

Mindelo, 17 Mai (Inforpress) – O Presidente da República considerou hoje, em São Vicente, que Cabo Verde possui uma juventude “muito contemporânea”, sintonizada com os desafios da modernidade, sendo “um erro” a ideia de que antigamente é que era bom.

Jorge Carlos Fonseca cumpriu hoje, com efeito, com uma conversa aberta com alunos do Liceu José Augusto Pinto, o último ponto de um programa de visita de dois dias a São Vicente, em que falou, entre outros temas, do papel da juventude, da democracia e da Constituição da República, para além de outros relacionados com a cidadania, com livros, leitura e literatura.

Da mesma forma, o Presidente da República disse não concordar com a ideia de que os jovens de hoje não se interessam por nada.

“Interessam-se, sim, pela leitura, pelas artes, pelo desporto, mas através de uma visão/perspectiva que são de outros tempos, das redes sociais, das novas tecnologias, de muito mais liberdade”, concretizou, lembrando que a sociedade tem procurado acompanhar a evolução da juventude.

“Mas, não estou a dizer que a juventude é o mundo da santidade, da perfeição, e é por isso quando faço apelos à leitura, aos livros, à escrita, à literatura e ao conhecimento é porque sei que eles lidam com um mundo novo, das novas tecnologias, da Internet do telemóvel e não têm o culto do livro-papel, das bibliotecas tradicionais”, lançou Jorge Carlos Fonseca.

São, por isso, di-lo o chefe de Estado, contactos de “muito afecto, calor e entusiasmo”, em que procura imprimir um “carácter informal”.

“Somos um país de jovens, e dialogar com jovens serve para me sentir mais rejuvenescido”, lançou, ao mesmo tempo que tem procurado ouvir um discurso diferente para perceber também quais são as preocupações dos jovens, as exigências e a visão que têm do mundo e de Cabo Verde.

“Mas no meio de tudo há uma coisa de que não podemos fugir: dois em cada três cabo-verdianos têm menos de 35 anos, o que quer dizer que, queiramos ou não, o destino deste país está nas mãos da juventude”, concretizou o Presidente da República.

“E, portanto, resolver os problemas do país é resolver os problemas dos jovens”, reforçou.

A visita do Presidente da República ao Liceu José Augusto Pinto, em São Vicente, ocorreu na semana em que o estabelecimento de ensino secundário celebra o 21º aniversário.

AA/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos