Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Cabo Verde deve conservar e usar os oceanos de forma sustentável – ministro do Mar

Mindelo, 08 Jun (Inforpress) – O ministro do Mar, Paulo Veiga, disse hoje à Inforpress que Cabo Verde deverá, mesmo passando por tempos difíceis, conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Paulo Veiga falava a propósito do Dia Mundial dos Oceanos que este ano se celebra sob o lema “os oceanos: vida e subsistência”.

“Os indicadores mostram que em tempos de crise, como a que estamos a vivenciar actualmente com a covid-19, nas economias dependentes do mar como a pesca artesanal, os transportes marítimos, o comércio internacional, entre outras, a perda de empregos foi sempre menor que a economia em geral”, disse o ministro.

Segundo o governante, além da sustentabilidade, por ser um dos países que mais sofrem com a poluição dos mares, porque muito do lixo que aparece nessa costa provém de países do norte da Europa, Cabo Verde deve criar estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Outro desiderato, adiantou, é a criação e a gestão adequada de Áreas Marinhas Protegidas.  

“Assim, é fundamental que acções para reduzir os impactos locais e globais ocorram em paralelo, criando  condições básicas para uma gestão eficaz do espaço oceânico, através de uma eficiente monitorização dos ambientes marinhos”, explicou Paulo Veiga, salientando a “importância dos mares e oceanos, enquanto motores da economia com grande potencial para a inovação e o aumento do emprego”.

CD/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos