São Vicente: Bispo Dom Ildo Fortes exorta religiosos a acreditarem e nunca desistirem assim como Nossa Senhora da Luz

Mindelo, 08 Set (Inforpress) – O bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, estimulou hoje os sanvicentinos a acreditarem e nunca desistirem perante os problemas dos novos tempos, assim como Nossa Senhora da Luz, padroeira da ilha.

O prelado deixou essa mensagem à imprensa hoje, no Mindelo, momentos antes de presidir à missa de comemoração do 08 de Setembro, celebração do nascimento de Maria, a mãe de Jesus, e que este ano foi realizado na Rua Moeda, nos arredores da pró-catedral de Nossa Senhora da Luz.

Dom Ildo Fortes sublinhou que Maria é “precisamente o contrário de quem se resigna, de quem se revolta e faz barulho”, daí, que sublinhou, perante problemas como a pandemia, a guerra, a falta de chuva, o “apertar do cinto”, as pessoas devem aprender com a Maria a confiar.

“A pior coisa que nos pode acontecer na vida, para além de faltar-nos bem, faltar as condições, é faltar-nos interiormente a esperança”, defendeu, lembrando que a mãe de Jesus passou por “momentos difíceis”, como ver-se engravidada pelo Espírito Santo sem o marido saber, fugir para o Egipto por o filho ser ameaçado de morte, ver o filho pregado na cruz, mas, “nunca desistiu, sempre esperou e confiou”.

Por isso, exortou, nestes tempos que “não são fáceis”, deve-se aprender com Maria essa atitude de “não desistir, não capitular, continuar a acreditar, fazer tudo ao alcance e o que não se poder fazer confiar em Deus”.

Quanto à festa da padroeira, que sempre movimentou os mindelenses, Dom Ildo Fortes apelou os fiéis a manterem a tradição e a fé.

Isto porque, acrescentou, “esta é uma festa de esperança, por a Nossa Senhora ser a porta por onde Deus veio à terra e por onde os fiéis podem chegar a Deus”.

Além da missa, o dia 08 de Setembro é assinalado com uma procissão, no final da tarde de hoje por algumas artérias da cidade do Mindelo.

A data também marca os 160 anos da igreja-catedral de Nossa Senhora da Luz, comemorado com várias actividades como jantar-gala e ainda a habitual serenata pelas ruas do Mindelo, realizada na noite de quinta-feira, 07.

LN/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos