Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Biosfera 1 inaugura mural em Escola de São Pedro enquadrado na política de aproximação às comunidades

Mindelo, 07 Set (Inforpress) – A associação ambiental Biosfera 1 inaugurou hoje uma mural na Escola Básica de São Pedro como uma primeira iniciativa do tipo, enquadrada na política de aproximação às comunidades piscatórias, conforme explicou o presidente da instituição, Tommy Melo.

Este projecto, segundo a mesma fonte avançou à Inforpress, faz parte de um projecto maior e de um novo eixo de estratégia da Biosfera de aproximação às comunidades costeiras em geral.

“Nós temos vindo a desenvolver projectos em que tentámos integrar as comunidades na economia azul e tentámos fazer com que consigam fazer por elas próprias um maior dinamismo através das actividades geradoras de rendimento e que sejam elas sustentáveis e amigas do ambiente”, asseverou.

Para isso, ajuntou, tem desenvolvido uma “forte vertente” de comunicação e sensibilização e se aproximando também das escolas.

A mural, que retrata a cagarra, ave marinha em vias de extinção, foi concebida em parceria com a empresa Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) e permitiu, assegurou, dar “mais cor” à este tipo de sensibilização, que arrancou em São Pedro, mas deverá continuar por outras comunidades como Salamansa e Calhau e até em outras ilhas, como Santo Antão, Sal e São Nicolau.

O desgner David Monteiro, que concebeu a obra através do projecto Uma parede de cada vez” (Uma parede de cada vez, em português), materializado através de uma colaboração de artistas, acredita que a mural ajuda a reflectir sobre o “porquê de não existir tantas cagarras e que se pode fazer para ter mais”.

Já a gestora da Escola Básica de São Pedro, Josina Santos, agradeceu todos os parceiros pelo “excelente trabalho”, que deixou a escola “um pouco mais fresca”,

Na noite de hoje, a Biosfera 1 inaugura uma outra mural, desta vez digital, com uma projecção de imagens ligadas à natureza.

“É uma nova ferramenta da Biosfera para educação e sensibilização ambiental, e a partir de hoje estará todos os dias com uma programação daquilo que é belo em Cabo Verde, sobretudo os trabalhos ambientais concebidos, não só pela Biosfera como por outras ONG (Organização Não Governamental)”, reiterou Tommy Melo.

A parede digital ocupará a fachada da Universidade do Mindelo (Uni-Mindelo) voltada para a Avenida Marginal e com um projector que tem um período de vida de dez anos, afiançou o responsável da associação.

LN /JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos