Mindelo, 19 Mai (Inforpress) – A responsável do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Baptista de Sousa (HBS), no Mindelo, afirmou hoje que a unidade recebeu até ao momento 20 litros deste alimento e conta com dez bebés beneficiados.
Josiane Custódio avançou a informação à Inforpress, à margem da comemoração, no hospital, do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, assinalado hoje.
A nutricionista congratulou-se com os dados conseguidos pela instituição nos oito meses de existência, desde a inauguração a 01 de Setembro de 2022 deste segundo banco de Cabo Verde, depois do existente no Hospital Agostinho Neto, na Cidade da Praia.
“Temos 20 litros de leite doados desde 01 de Setembro e neste momento temos dez receptores”, assegurou a mesma fonte, adiantando que o BLH ainda está na fase de divulgação.
Mesmo assim, asseverou, não existe ruptura de stock, embora se registe, neste momento, uma “época baixa de partos”.
“Neste momento, o nosso público-alvo é trabalhar as mães, as lactentes, de forma a sensibilizá-las para este acto. O banco de leite pede o excesso e por isso que uma das coisas que sempre frisamos é que quanto mais leite de mama se der, mais se produz”, explicou Josiane Custódio, exortando o facto das cabo-verdianas ainda preferirem a amamentação.
As doações, assegurou, têm sido utilizadas no serviço de neonatologia do HBS e para os prematuros com algumas patologias, que não os permite amamentar através da mãe, ou aqueles cujas mães têm dificuldades na produção de leite, embora, este último factor seja mais difícil.
“Com isso temos tido melhoras e já foi provado através do banco do [Hospital] Agostinho Neto que se conseguiu diminuir mortes neonatais com a implantação de bancos de leite em Cabo Verde”, afiançou, acrescentando que, no caso do BLH do HBS, já conseguiram granjear cerca de 120 doadoras.
Entretanto, Josiane Custódio apelou também para a doação de frascos para a recolha e conserva do leite, que, considerou, é um gesto também “muito nobre” para esse objectivo de salvar vidas de vários bebés.
Conforme a mesma fonte, qualquer um pode ser doador de frasco, que são os mais corriqueiros, de vidro e com tampa de plástico, muitas vezes deitados aos lixos, mas, que, agora podem ser entregues ao HBS e ter uma “boa finalidade”.
E como forma de mostrar essa importância e reconhecimento, durante o acto realizado hoje no hospital, foram entregues certificados a algumas pessoas doadoras de frasco, assim como às mães doadoras de leite.
O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a protecção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano.
Este ano está sendo comemorado em Cabo Verde com o objectivo de estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano e de frascos, e ainda divulgar os dois bancos de leite no País, sob o lema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho, doe leite materno”.
LN/HF
Inforpress/Fim