Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Autarquia com plano de emergência das chuvas em curso privilegiando “zonas de atenção especial” – vereador (c/áudio)

Mindelo, 23 Jul (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Vicente já tem em curso o plano de emergência para a época das chuvas que se avizinham, privilegiando “zonas de atenção especial”, assegurou o vereador do pelouro de Protecção Civil.

Este plano, segundo José Carlos da Luz avançou em exclusivo à Inforpress, está a ser executado há já algum tempo com a limpeza das bacias hidrográficas e o desassoreamento dos diques a montantes de zonas como Ribeirinha, Chã de Alecrim, Bela Vista, Pedra Rolada e Vila Nova, feitos nestes últimos dias.

“Estamos a fazer este trabalho, que tem que ser começado com alguma antecedência em concertação com os serviços de saneamento da ilha e com os bombeiros municipais”, asseverou, adiantando privilegiar-se neste momento as “zonas que merecem uma atenção especial”.

Também, conforme a mesma fonte, já se programa um encontro, para princípio de Agosto com os parceiros, uma vez que a protecção civil é uma “tarefa de todos”.

Entre estes estão a delegacia de Saúde, Polícia Nacional, Bombeiros, Forças Armadas, delegação escolar, a que recorrem para a necessidade de realojamento, Cruz Vermelha e outras empresas públicas e privadas.

“O objectivo deste encontro com parceiros é para inventariar tudo o que é necessário, desde máquinas, ambulâncias e outros, onde cada um pode apoiar”, explicou José Carlos da Luz, acrescentando que a concentração, nos dias de chuvas, faz-se no parque municipal para traçar as estratégias.

Todo um apoio, que as entidades e empresas, ajuntou, dispensam “sem nenhum problema” e que permitem à Câmara Municipal de São Vicente dar vazão a “situações mais calamitosas” ocorridas, por exemplo, nas zonas das encostas, as de “maior preocupação”, e onde as pessoas insistem em edificar alguma construção clandestina com o perigo de deslizamentos de terra.

Neste sentido, já se identificou, disse a mesma fonte, “pequenas áreas” em localidades como Bela Vista, Lombo Tanque, Ribeirinha e Zona X, onde têm trabalhado na prevenção, sobretudo conversando com as pessoas sobre a possibilidade de serem evacuadas, caso houver “situações mais anómalas”.

“Mas, em São Vicente tem um costume muito importante, que é o apoio dos vizinhos, que quando vêem que o seu vizinho está a sofrer sempre dão apoio”, ressaltou, considerando ser algo que “ajuda e muito” as autoridades.

“Neste sentido também apela-se aos munícipes para fazerem a sua parte como a limpeza ao redor das habitações, e nos terraços para desobstruir os canais de drenagem das águas, que poder tornar mais fácil o serviço da câmara municipal”, lançou.

O vereador do Pelouro de Protecção Civil mostra-se confiante num “grande trabalho” de drenagem de água feito pela edilidade, que poderá dar vazão ao caudal de água que vier, embora com a chuva, admitiu, seja “difícil fazer um prognóstico”.

Também apostando na prevenção, o plano das chuvas contempla, neste momento, uma parceria com a Delegacia de Saúde de São Vicente para a limpeza e desinfestação de pandilheiros e casas abandonadas, a fim de se evitar a acumulação de viveiros para os mosquitos transmissores de várias doenças, concretizou José Carlos da Luz.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos