São Vicente: Autarca destaca investimento da câmara municipal na educação na Gala dos Melhores Alunos

Mindelo, 17 Dez (Inforpress) – O vereador da Câmara Municipal de São Vicente José Carlos da Luz destacou, hoje, que a autarquia inscreve anualmente, no seu plano de actividades e orçamento, verbas “significativas” para desafios como formação interna e externa e educação.

José Carlos da Luz fez estas considerações ao representar o presidente da Câmara Municipal de São Vicente na Gala dos Melhores Alunos do ano 2021/2022 das escolas secundárias públicas e privadas de São Vicente promovida pela edilidade no auditório da Faculdade da Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde, no Mindelo.

Segundo o autarca, a câmara municipal “continua a apostar na educação em todos os subsistemas, visto que as famílias enfrentam grandes dificuldades para encaminharem os seus filhos à escola”, além de “assinar protocolos com universidades e escolas profissionais portuguesas, em estreita parceria com a delegação do Ministério da Educação e com todas as instituições de ensino superior na ilha e no País”.

Por sua vez, a vereadora da área da educação na Câmara Municipal de São Vicente, Celeste da Paz , explicou que a homenagem, que a câmara  organiza anualmente aos alunos que melhor se destacam em cada nível, do ensino do 7º ao 12º anos de escolaridade, “enquadra-se na política municipal para estimular a qualidade e reconhecer o esforço individual do estudante”.

“A gala justifica-se no sentido de permitir homenagear, premiar e destacar os melhores alunos do ensino secundário público e privado de São Vicente, promover o valor da cultura do mérito, valorizar o esforço e o desempenho individual criando estímulos e referências para os alunos”, afirmou a vereadora para quem a intenção também é “criar um espaço de confraternização entre os alunos e os pais e encarregados de educação”.

Através da homenagem, a Câmara Municipal de São Vicente distinguiu 34 estudantes das escolas secundárias públicas e privadas de São Vicente que se destacaram no ano de 2021/2022 com medalhas e prémios.

Segundo a representante dos estudantes premiados, Odara Brito, a cerimónia é um momento de “alegria e de satisfação” para os estudantes que se dedicaram e empenharam, apesar de sofrerem “grande pressão dos familiares, dos pais, colegas, professores, da pressão psicológica, das expectativas e dos sonhos que são grandes”.

“Estamos aqui não apenas pela nossa inteligência, mas, sobretudo, pelo esforço dedicação, pelas horas sem dormir, pela separação da ansiedade e do cuidado pela nossa saúde mental”, referiu a estudante que pediu aos colegas que continuem a dedicar-se aos estudos e aos pais e encarregados de educação que continuem a apoiar e a orientar os seus filhos.

CD/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos