Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Augusto Neves garante retoma “brevemente” das obras municipais

Mindelo, 05 Mai (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, garantiu hoje, no Mindelo, que vão ser retomadas “brevemente” as obras municipais, que são “algo seguro” e para melhorar a qualidade de vida da população sanvicentina.

“A câmara municipal não vai mexer de forma alguma no emprego e estamos a conversar com o Governo no sentido de o potencializar. E tudo que conseguirmos fazer para melhorar a qualidade de vida iremos fazer”, assegurou o autarca durante uma conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em que abordou várias questões relacionadas com a covid-19.

Da parte da edilidade, segundo a mesma fonte,   não haverá dificuldade  e vai-se retomar com “muito mais força” a limpeza da ilha e as obras municipais, que são “algo seguro”.

Augusto Neves mencionou ainda as empresas que já regressaram às suas actividades, depois do término do estado de emergência em São Vicente, e outras que estão retomando gradualmente e que com certeza também vão ajudar.

O presidente da câmara municipal foi abordado pela imprensa sobre o funcionamento, por outro lado, de algumas empresas públicas, exemplo de Electra e Cabo Verde Telecom, mas com um sistema que permite alguma aglomeração de pessoas.

Segundo a mesma fonte, essa questão foi levantada numa reunião realizada nesta segunda-feira  com o ministro da Economia Marítima e outros decisores, mas ainda não se reuniram com os responsáveis das empresas.

Relativamente ao propósito inicial da conferência de imprensa, Augusto Neves disse ter sentido a necessidade passar uma mensagem à população sanvicentina, uma vez que esteve ausente do País em tratamento  e por a ilha estar agora numa “nova fase”, a de calamidade que deve ser tomada com “muito mais cuidado e cautela”.

Por isso, ajuntou, mostra-se necessário apelar à responsabilidade de todos no relacionamento social para se “combater com êxito essa ameaça que afecta a todos”.

“Com responsabilidade e confiança também venceremos esta pandemia, quanto mais protegermos a nossa saúde pública, mais poderemos salvar a nossa economia e o emprego”, defendeu o edil, pedindo o “esforço e solidariedade de todos” para que não se volte ao estado de emergência.

Augusto Neves relembrou ainda a importância de se seguir as regras de higiene, como lavar as mãos, a etiqueta respiratória com o uso das máscaras, distanciamento social e recolhimento domiciliário  para evitar que o vírus se alastre.

Em relação à sua pessoas, disse estar “bem de saúde depois de algumas complicações”, que inclusive o obrigaram a viajar para Portugal em pleno estado de emergência para realizar alguns exames complementares.

Por outro lado, Augusto Neves garantiu que após o regresso a Cabo Verde cumpriu períodos de quarentena na Cidade da Praia, onde também realizou teste de despiste de covid-19, e em São Vicente.

A Cidade da Praia registou hoje mais 11 novos casos positivos, num total de 13 confirmados pelo laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública, o que eleva para 186 o número de pessoas infectadas no País.

De acordo com o boletim clínico do Ministério da Saúde e da Segurança Social, num total de 61 amostras analisadas, 13 testaram positivos, dos quais 11 novos casos todos no concelho da Praia e dois de controlo no Hospital Agostinho Neto.

Das amostras 41 revelaram-se negativas, sendo 36 no concelho da Praia, três em Santa Catarina, uma no Tarrafal de Santiago e uma na ilha do Fogo.

A nota governamental anuncia ainda que estão pendentes sete casos, dos quais quatro no concelho da Praia, três na ilha do Fogo e um no Tarrafal de Santiago.

Até o momento, de acordo com o Ministério da Saúde, todos os casos activos estão em isolamento institucional e a evoluir bem.

A nota do Governo reforça o apelo para que “todos fiquem em casa e tomem os devidos cuidados para evitar a propagação da covid-19.

Cabo Verde passa a contar com 186 casos de infecção pela covid-19, sendo 127 na ilha de Santiago (124 concelho da Praia, dois no Tarrafal e um em São Domingos), 56 na Boa Vista e três em São Vicente.

LN/AA

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos