São Vicente: Augusto Neves disponível para nova candidatura se tiver apoio do MpD (c/áudio)

Mindelo, 12 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, disse, hoje, no Mindelo, que está disponível para recandidatar-se a um novo mandato desde que tenha o apoio do seu partido, o Movimento para a Democracia (MpD).

Augusto Neves falava em conferência de imprensa nos Paços do Concelho para reagir sobre o chumbo dos instrumentos de gestão da autarquia para o ano de 2024.

“Havendo o apoio do partido eu estarei sempre disponível. Portanto, vai depender do nosso partido porque quem faz a escolha é o presidente do partido, não sou eu, mas eu para São Vicente lutarei pela melhoria da vida e da qualidade dos sanvicentinos”, lançou.

O autarca revelou ainda que nunca fará uma candidatura independente e que se o MpD optar por outro candidato ele estará “na linha da frente” para “apoiá-lo e garantir a vitória”.

“Estarei sempre disponível mesmo que o partido tenha outro candidato eu estarei na linha da frente lutando para a vitória do MpD em São Vicente”, vincou.

Augusto Neves é Doutor em Psicologia pela Universidade de Oriente (Santiago, Cuba).

É militante do MpD, partido de que foi eleito coordenador em São Vicente, em 2007, e, em 2008, integrou as listas do MpD à câmara, lideradas por Isaura Gomes, eleita presidente, para, dois anos mais tarde, assumir a liderança da autarquia mindelense, devido à renúncia de Isaura Gomes, por motivos de doença.

Foi vereador do pelouro Social (2008-2011), e nas autárquicas de 2012 foi eleito presidente da câmara com 44,87 por cento (%) dos votos expressos, vitória que repetiria quatro anos depois, em 2016, quando foi reeleito agora como 48,97%.

A carreira profissional de Augusto Neves foi toda ela feita na área da Saúde, em que desempenhou várias funções, entre elas de director do Serviço de Saúde Mental (1993-1995) e presidente do conselho de administração e director do Hospital Baptista de Sousa (1996-2001).

Nas autárquicas de 2016, em São Vicente, concorreram Augusto Neves, pelo MpD, que alcançou a maioria absoluta na câmara e 48,97 por cento (%) dos votos, António Monteiro (UCID), que conseguiu 28,28%, e Alcides Graça (PAICV), que não foi além dos 20,75%.

Nas autárquicas de 2020, Augusto Neves foi reeleito presidente da Câmara Municipal de São Vicente, no dia 25 de outubro de 2020, com 11.126 dos votos expressos, mas não conseguiu manter a maioria absoluta que trazia do mandato anterior.

O resultado dessas eleições ditou uma câmara pluralista, sendo que o MpD elegeu quatro vereadores para o executivo camarário, a UCID três e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dois, totalizando os nove autarcas possíveis de serem eleitos no município, tal como indica o Estatuto dos Municípios.

CD/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos