São Vicente: Associação txon-poesia lança revista literária transdisciplinar

Mindelo, 16 Out (Inforpress) – A Associação txon-poesia lançou esta sexta-feira na galeria Zero Point Art , em São Vicente, a versão zero da revista literária transdisciplinar ˈTxonˈ, com regularidade anual e vocacionada para a poesia, a poética e ensaio em língua portuguesa.

Em nota enviada à Inforpress, a associação revela que a revista ˈTxonˈ é “um espaço de procura e pesquisa do lugar da poesia na vida, que prima pelo diálogo entre diferentes culturas e línguas nacionais”.

“É o resultado de um processo de mais de três anos de actividades, sobretudo do Festival Internacional de Poesia e Poética em Mindelo, do Spoken Word Mindelo e da rede criada com poetas e as comunidades”, lê-se na nota.

O primeiro número, acrescenta a mesma nota, conta com textos, poemas, ensaios, fotografia, spoken word, leitura, performance poética, canções, canto tradicional do Mali e provérbios bantu-kongo (Angola e Congo).

Traz ainda publicações de poetas e artistas de Cabo Verde e Brasil, de Portugal e Mali e dos Estados Unidos da América à Galiza, entre os quais nomes reconhecidos, tais como Caplan Neves, Filinto Elísio, Guilherme Gontijo Flores, Luís Carmelo, Nuno Moura, Silvia Penas, Sther F. Carrodeguas, Tiganá Santana e Vera Duarte, além de dar abrir espaço a vozes promissoras.

A revista, segundo os organizadores, pretende “reconhecer e valorizar” a poesia, enquanto dimensão essencial da cultura e da identidade, e o poeta, enquanto artesã/o da palavra, “num tempo em que se assiste a um aumento de produções poéticas, que se espera que possam vir a concretizar-se em ofício duradouro”.

CD/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos