São Vicente: Associação Ponta d’Pom culmina escolinha de Verão com actividades ao ar livre

 

Mindelo, 30 Ago (Inforpress) – Cerca de oito dezenas de crianças das zonas de Fonte Inês, Chã de Tiliza, Cruz e Monte Sossego concluem hoje, na Baía das Gatas, as actividades da escolinha de Verão do Ponta d’Pom, com o lema “Aprender brincando”.

Segundo a coordenadora da área cultural e recreativa da Associação Desportiva Recreativa Cultural Social e Ambiental Ponta d’Pom, Janete Lopes, mentora da iniciativa, a escolinha, que durou todo o mês de Agosto e este ano cumpre a segunda edição, é uma parceria com a ONG portuguesa Grupo de Acção Social do Tagus (GASTagus) e visou proporcionar às crianças da comunidade uma ocupação dos tempos livres mas com as vertentes lúdica e educacional.

Ou seja, adiantou a mesma fonte, uma forma de mostrar “coisas importantes”, mas de forma divertida, com várias actividades, entre elas dança, teatro, artes plásticas, higiene oral e educação ambiental.

A ocasião foi ainda aproveitada para visitas de estudo a instituições como a Guarda Costeira e para uma jornada de sensibilização promovida pelas crianças para a causa das tartarugas em todas as linhas de autocarros da ilha.

“Foi óptimo porque foi um mês divertido, sempre a brincar e a aprender. E o nosso desejo é continuar esta parceria com a GASTagus e manter a escolinha, mas, é claro, que para o ano queremos melhorar ainda mais em vários aspectos”, sintetizou Janete Lopes.

Da parte da GASTagus, o monitor Jorge Saramago considerou que se tratou de um mês de aprendizagem mútua, em que o objectivo primordial foi fazer com que as crianças aprendessem coisas novas a brincar.

Enquanto associação, a GASTagus objectiva tornar os jovens “mais conscientes e activos” para a cidadania e para os problemas da sociedade, em iniciativas de voluntariado internacional, sempre no mês de Agosto, que são as férias universitárias dos seus membros.

“Queremos dar continuidade a esta parceria, com o Ponta d’Pom e esperamos regressar no próximo ano, com mais crianças e ideias novas”, concretizou Jorge Saramago.

O Grupo de Acção Social do Tagus (GASTagus) é uma ONGD portuguesa que desenvolve projectos na área da educação e cooperação para o desenvolvimento, sendo a sua missão alertar e incentivar a juventude para a descoberta e promoção da dignidade da pessoa humana, através da realização de actividades de voluntariado em Portugal, em África e no Brasil.

O GASTagus iniciou as suas actividades em 2008 e já enviou, de 2009 a 2016, 102 equipas para missões de voluntariado em África e no Brasil.

AA/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos