Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Associação de Peixeiras do Mindelo apresentada à população no próximo sábado

Mindelo, 18 Jun (Inforpress) – A Associação de Peixeiras do Mindelo vai ser apresentada à população de São Vicente no sábado, 22, contando com mais de 60 associadas, que pretendem ir à procura dos direitos em parcerias com diversas instituições.

Este projecto, segundo Maria Alice Violante, uma das responsáveis e com mais de 40 anos do mercado de peixe, há muito que tinham em mente, mas só agora, desde Maio último, conseguiram unir-se para procurarem os seus direitos.

“Temos muitos direitos que estamos a perder e agora queremos ver, como o direito sobre este mercado, quando estiver a reabilitado, também relativamente à higiene básica do local e muitos outros”, assegurou a peixeira, acrescentando ter mais de 60 colegas com ela.

Para já, conforme adiantou à Inforpress, a iniciativa está “bem avançada”, faltando somente a publicação no Boletim Oficial (BO) para ser legalizada, e vai ser exposta à população mindelense, no próximo sábado (22) através de um almoço na Réplica da Torre de Belém, ao lado do mercado de peixe.

Entre as necessidades reclamadas, Maria Alice Violante apontou a falta de um veículo para transporte do pescado e ainda uma sede da associação, que contam conseguir partir da parceria com a Câmara Municipal de São Vicente.

Todos estes “direitos”, que, ajuntou, reclamam com a finalidade de ajudar as peixeiras mais antigas, como as outras que poderão entrar futuramente.

Amélia Silva, outras das responsáveis, também sente-se “orgulhosa” da sua profissão de quase meio século e a que permitiu ter duas filhas formadas com ensino superior.

Com as colegas desta mesma profissão, assegurou, quer unir-se para que no dia de amanhã quando não puderem trabalhar, tenham alguma garantia.

“Esperamos que o presidente da câmara possa estar connosco para nos dar uma força, despertamos muito tarde, porque as outras ilhas têm associação de peixeiras e pescadores, mas nós ainda não tínhamos tido esta união e queremos recuperar este tempo perdido”, lançou, garantindo a presença de peixeiras das várias zonas de São Vicente, que consideram o mercado de peixe como sua “casa”.

A Associação de Peixeiras do Mindelo pretende ainda estabelecer uma parceria com a organização do festival de cavala, o Kavala Fresk Feastival, realizado no Mindelo no mês de Julho, para darem a sua contribuição.

LN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos