Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Artista Simone Spencer expõe “Mundu di Sonhus” no Centro Cultural do Mindelo

Mindelo, 27 Abr (Inforpress) – A artista santiaguense Simone Spencer apresenta a partir desta quarta-feira, 28, no Centro Cultural do Mindelo, a exposição de pintura “Mundu di Sonhus”, que traça uma “linha ténue” entre fantasia e a realidade.

Nesta que é a sua primeira exposição a solo, Simone Spencer traça, de acordo com a nota curatorial, uma “linha ténue” entre fantasia e realidade, por meio de “vários mediums”, e explora, detalhes intrínsecos do seu interior: mundos ambíguos, personagens místicos, histórias de olhares e sensações.

“Retrata de forma abstrata, problemas sociais e reais com a lente crítica da artista interdisciplinar cabo-verdiana que é, e que sonha de olhos fechados e abertos. Com as suas obras, a artista começa narrativas, deixadas abertas para a interpretação de quem também sonha”, lê-se na nota.

Simone Spencer, segundo informações da biografia, é uma “artista multi-facetada”, que trabalha numa “variedade de mediums” como o acrílico, guache, aquarela, tela, cartão, spray, e arte digital.

“Não tem medo de inovar no seu trabalho e aprecia pintar retratos com elementos surpresa e criar mundos fantásticos. As suas obras caracterizam-se pelo movimento livre, pela energia bruta entre os materiais, as pinceladas e as cores transmitindo a necessidade de mostrar o seu mundo interior”.

Desde 2020 tem-se aventurado pela arte urbana.

Natural da Praia, ilha de Santiago, desde cedo mostrou interesse pelas artes. Foi primeiro instruída na área de desenho pelo pai (carpinteiro de profissão) e continuou os seus estudos nas artes no Palácio da Cultura Ildo Lobo com os artistas plásticos José Maria Barreto e Heleno Barbosa.

Durante o seu tempo na China, onde completou o curso superior, teve a oportunidade de fortalecer o seu currículo artístico com aulas básicas de Design Artístico e Artes Visuais.

Um dos pontos altos do percurso da artista foi participar no Curso Intensivo de Artes na CulturArte: Centro Internacional de Jovens artistas, na Área de Artes Visuais, uma formação que juntou jovens artistas de Cabo Verde e dos Estados Unidos da América (EUA) para um intercâmbio artístico e cultural.

Ao longo dos anos tem participado de workshops e formações com vários artistas nomeadamente Ernest Houngbo, Mark Patnode, Hao Li, Fefe Talavera, Neequaye Dreph Dsane, Yuran Henrique, Eduardo Bentub, Dinha Graffiti, entre outros.

LN/CP

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos