Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Artista Cândida Rocha expõe trabalhos no Café Verde, espaço voltado para ajudar mulheres

Mindelo, 18 Mar (Inforpress) – A artista mindelense Cândida Rocha expõe trabalhos de tapeçaria e pintura no Café Verde, situado no Mercado Municipal do Mindelo, um negócio que é voltado para ajudar mulheres, segundo a promotora, Emília Wojciechowska.

Emília Wojciechowska, de nacionalidade polaca, explicou à Inforpress, que ela e a sócia cabo-verdiana sempre quiseram criar um projecto para apoiar mulheres, mas, em vez de fundar associação ou outra coisa do género optaram por abrir um negócio para dar trabalho, isto porque vendem produtos que encomendam de outras mulheres.

“Este espaço tem uma vertente muito importante, que é de apoiar mulheres e depois não serve qualquer bebida alcoólica, somente sumos naturais e os cafés de Fogo e de Santo Antão, que também são motivo de orgulho”, sustentou a promotora. 

Uma outra vertente, segundo a mesma fonte, é de apostar numa comida “o mais saudável possível”, porque acreditam que “através da boa alimentação pode-se mudar a sustentabilidade”.

“Também apoiamos as mulheres, mas com acção e desde que abrimos, em Dezembro de 2019, temos feitos workshops, encontros, que tivemos que parar devido à pandemia, mas, uma vez por mês temos convidado uma senhora para falar sobre o seu projecto e a sua paixão”, disse Emília Wojciechowska.

Desta vez, a oportunidade calhou a Cândida Monteiro, artista como uma necessidade especial, já que é muda e que através da sua intérprete, Liliana Gomes, disse à Inforpress e à TCV, estar feliz por expor os seus trabalhos no Café Verde.

Cândida afirmou que devido á pandemia não tem conseguido fazer exposições, mas está sempre a produzir, já que o artesanato é a sua “paixão”.

O Café Verde beneficiou de um fundo da Embaixada dos Estados Unidos da América, no valor de seis mil dólares (cerca de 550 mil escudos), que ajudou na compra dos equipamentos, conforme Emília Wojciechowska.

Também conta com o apoio do programa da Presidência “Menos álcool, Mais Vida”, daí terem convidado o Presidente, Jorge Carlos Fonseca, e a primeira-dama, neste momento em São Vicente, para a inauguração da exposição, mas que até a hora do final da reportagem da Inforpress não tinham aparecido.

Situado no Mercado Municipal do Mindelo, Emília acredita que não podia imaginar um lugar melhor para o café, já que trabalham também com mulheres e conseguem comprar as verduras e frutas bem frescas, e, por outro lado, as permite criar redes de contacto e trazer projectos partilhados para este espaço, que agora é também uma “pequena galeria”.

LN/CP

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos